Ações da RME frente ao Covid-19
Por acreditar na importância social e econômica da independência financeira das mulheres para caminharmos rumo a uma sociedade mais justa, a Rede Mulher Empreendedora tem atuado para apoiar as empreendedoras neste momento de crise. O acesso ao mercado está no rol de preocupações com as empreendedoras. Por isso, o Marketplace da RME, um […]
Publicado em 31 de março de 2020
Por acreditar na importância social e econômica da independência financeira das mulheres para caminharmos rumo a uma sociedade mais justa, a Rede Mulher Empreendedora tem atuado para apoiar as empreendedoras neste momento de crise.
O acesso ao mercado está no rol de preocupações com as empreendedoras. Por isso, o Marketplace da RME, um espaço gratuito e exclusivo para que as empreendedoras divulguem e vendam seus produtos e serviços, pode ser usado como uma possibilidade de aumentar as vendas. A RME criou o movimento #apoieumaempreendedora para incentivar pessoas a continuarem comprando dos pequenos negócios, especialmente de mulheres, que estão mais vulneráveis na crise.
Conteúdo online
Uma das primeiras ações da RME desde que começou a crise foi a produção e oferta de conteúdo qualificado por meio de lives, que são realizadas com especialistas em diversos temas, tais como gestão de crise, financeiro, jurídico, vendas, entre outros. Mulheres de todo Brasil também podem participar por meio das nossas redes sociais. As inscrições são feitas pela nossa página no Sympla. Os Cafés com Empreendedoras que aconteciam presencialmente em todo Brasil também passou para o ambiente virtual e as edições podem ser conferidas na nossa página no Sympla também.
O acesso a informação segura e de qualidade se dá na seção de últimas notícias, onde diariamente a RME seleciona informações que impactem os negócios de mulheres. No site tem também a parte que fala sobre ações sociais, onde são divulgadas iniciativas voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Para as mulheres que querem se atualizar ou adquirir habilidades voltadas para o sucesso de seus empreendimentos, a Rede oferece a Trilha Empreendedora, uma plataforma de vídeos totalmente gratuita, onde são passadas dicas e recomendações de empreendedora para empreendedora, com informações práticas para cada fase de um negócio.
Também tem a nova websérie Apoie Uma Empreendedora no canal do YouTube da RME. Serão 12 vídeos no total que vão abordar temas como redes sociais, e-commerce, delivery, organização financeira, opções de empréstimo, administração do tempo, networking, inovação, negociação e inteligência emocional. Não deixe de se inscrever e ativar o sininho de notificação para não perder nenhum conteúdo feito por especialistas em cada tema.
Mentorias
Para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras durante o período de isolamento, o Google, em parceria com a RME está com o programa de Mentoria Cresça com o Google. Por meio dele, empreendedores terão a oportunidade de tirar dúvidas individual e coletivamente e receber orientação de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas durante a pandemia. O agendamento para as sessões de mentoria está aberto e pode ser feitos por meio do site g.co/EmCasa.
As mentorias coletivas da RME continuam acontecendo periodicamente reunindo especialistas e outras empreendedoras, com as quais você pode conversar, tirar dúvidas e trocar experiências. Para fazer inscrições nas próximas, acesse nossa página no Sympla ou o nosso Instagram.
Programas de incentivo
Para as empreendedoras que vendem para grandes empresas (B2B), a RME também realiza o programa RME Conecta que seleciona, capacita, certifica e conecta empresas lideradas por mulheres a grandes corporações por meio de rodadas de negócios. A última rodada de negócios ocorreu na semana do dia 22 de junho, quando as empresas puderam encontrar as empreendedoras virtualmente para que elas pudessem apresentar seus produtos e serviços.Para saber mais, acesse a página do programa clicando aqui.
O programa de aceleração, RME Acelera, já formou diversas turmas e retoma agora com a última turma selecionada com mentorias e apoio às empreendedoras que buscam o desenvolvimento de seus negócios. Para saber mais, acesse. Temos um toolkit com informações úteis para uma aceleração autônoma. Caso tenha interesse, abra clicando aqui.
Uma pesquisa foi realizada em conjunto com o Instituto Locomotiva para entender os principais impactos da crise atual do COVID-19 nos negócios e nas vidas das pequenas empreendedoras. Com os resultados, pretendemos expor as reais necessidades, o perfil dessas mulheres e de seus negócios e ter mais clareza nas ações que iremos somar para apoiá-las.
A RME apoia o movimento Estímulo 2020, um movimento solidário, sem fins lucrativos, que reúne empresários, executivos, empreendedores sociais, ONGs e empresas para oferecer ajuda financeira e capacitação aos donos de negócios que lutam para enfrentar a pandemia.
A RME em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e o Banco Pérola criaram um fundo para microcrédito sem juros e com carência de 9 meses para pagar. O Fundo Dona de Mim é um projeto piloto e nesta primeira fase serão contempladas 200 empreendedoras com créditos de entre 2 e mil reais. Mais informações no site do Fundo. As empreendedoras contempladas também terão acesso aos programas de mentoria e capacitação da RME.
Ações do Instituto
O Instituto RME está executando o projeto “Heróis Usam Máscara”, em parceria com os bancos Bradesco, Itaú e Santander. Foram produzidas mais 10 milhões de máscaras que estão sendo distribuídas gratuitamente em comunidades de todo país. O projeto gerou renda para mais de 5.983 costureiras que trabalharam com segurança por meio de ONGs e cooperativas locais espalhadas por 20 estados do Brasil.
Outro projeto que continua em andamento é o Programa Ela Pode, que tem por objetivo objetivo de capacitar 135 mil mulheres brasileiras até dezembro de 2020, ajudando-as a se tornarem mais confiantes e mais preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional. As oficinas, antes presenciais, agora estão acontecendo no ambiente virtual. Para se inscrever, acesse o site clicando aqui.
O IRME lançou no fim de junho o projeto Potência Feminina, programa nacional que apoiará negócios liderados por mulheres por meio de capacitação, aceleração de negócios e capital semente. Além do apoio a negócios, a ação visa também capacitar mulheres nos temas de empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia. O Potência Feminina contará com uma doação de aproximadamente R$ 7,5 milhões e auxiliará diretamente mais de 50 mil pessoas pelos próximos dois anos.
Recomendações
Por fim, o ambiente de incertezas tem gerado muita ansiedade para as empreendedoras e a RME, em parceria com a Vittude, tem recomendando que o apoio psicológico seja considerado. A Vittude é uma startup que oferece atendimento psicológico com valores sociais. O empreendimento já passou pelo programa de aceleração da RME.
Temos certeza que vamos superar juntas este momento difícil, sairemos mais fortes.
#FIQUEEMCASA #MULHERESMUDAMOMUNDO #APOIEUMAEMPREENDEDORA
Ana Fontes – Fundadora da RME
Time RME.