Você sabe qual a origem do Dia Internacional da Mulher?
O dia 8 de março é conhecido mundialmente como dia internacional da mulher, porém a origem e a importância dessa data são desconhecidas por muitas pessoas. O dia que simboliza a luta das mulheres foi oficializado pela ONU em 1975, porém sua importância teve início no século 20. Em 1909 houve, em Nova York, […]
Publicado em 8 de março de 2019
O dia 8 de março é conhecido mundialmente como dia internacional da mulher, porém a origem e a importância dessa data são desconhecidas por muitas pessoas. O dia que simboliza a luta das mulheres foi oficializado pela ONU em 1975, porém sua importância teve início no século 20.
Em 1909 houve, em Nova York, a primeira passeata a favor dos direitos das mulheres. Nesse dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o Dia Nacional da Mulher.
Porém o dia internacional da mulher ficou marcado por um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 8 de março de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incidente marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20.
No dia 8 de março também ficou consagrado pelo ano de 1917 quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz”.
No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932 na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.
A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.
Atualmente o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades, garantindo o empoderamento feminino.