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Você conhece bem o seu cliente?

Por Alice Salvo Sosnowski   Uma das estratégias mais importantes para pequenas empresas é conhecer muito bem o seu público-alvo, clientes e prospects que deseja atingir. Para quem não dinheiro sobrando (e quem tem?), é preciso ser certeiro nas ações de marketing.    Antes, era comum definir o público-alvo apenas por região geográfica, faixa etária, […]

Publicado em 4 de setembro de 2019

Por Alice Salvo Sosnowski

 

Uma das estratégias mais importantes para pequenas empresas é conhecer muito bem o seu público-alvo, clientes e prospects que deseja atingir. Para quem não dinheiro sobrando (e quem tem?), é preciso ser certeiro nas ações de marketing. 

 

Antes, era comum definir o público-alvo apenas por região geográfica, faixa etária, gênero, escolaridade, renda, etc. Hoje, se percebe que estas características são importantes, mas insuficientes para prever as ações do cliente. Por isso, a segmentação de mercado passou a ser feita também a partir de comportamentos comuns, interesses de compra ou jornada do consumidor. Saber segmentar seu público-alvo é uma atividade essencial para as estratégias de marketing do negócio. 

 

Uma ferramentas muito interessante e cada vez mais utilizada no marketing digital é a construção da PERSONA, que é um personagem fictício criado para representar os usuários dentro de um público-alvo. O objetivo ao criar uma persona é produzir campanhas de marketing que realmente interesse aos compradores.  

 

Público-alvo e Persona não são sinônimos. Enquanto o primeiro traz definições mais objetivas, o segundo traz uma história mais personalizada. Exemplo: 

 

  • Público-alvo: Mulheres, acima de 30 anos, casadas, com renda média mensal de R$ 3 mil. Pretendem empreender
  • Persona:  Ana Júlia tem 32 anos, uma filha de 3 anos e é supervisora de loja. Agora que está grávida novamente, quer deixar o emprego e abrir sua própria loja virtual de joias. Ela pesquisa sobre o assunto na internet e quer frequentar eventos na área, embora nunca tenha tempo.   

 

Como você pode ver, para construir a Persona é preciso saber mais do que informações pessoais e profissionais. É necessário descobrir o que faz, o que gosta, suas necessidades, desejos e anseios. A persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada possível.

 

A forma mais efetiva de construir o perfil de uma Persona é fazer perguntas para diferentes pessoas que preenchem os pré-requisitos do público-alvo. As perguntas são feitas em processo de entrevistas e, quanto mais dados recolhidos mais completa será a Persona. 

 

Feito esse trabalho, é hora de criar o perfil da Persona com dados quase reais como nome, idade, profissão, rotina, interesses, opiniões, hábitos etc. Essa persona irá auxiliar nas decisões e ações de marketing e lançamento de novos serviços e produtos. Com ela, será mais fácil você definir os assuntos e o conteúdo que interessam ao seu comprador, assim como o tom e o estilo de comunicação. Boa sorte na jornada! 

 

*Fundadora d´O Pulo do Gato Empreendedor , jornalista, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores e startups com mais de 12 anos de atuação