Vai empreender em 2020? Veja como fazer o marketing da sua empresa
Por Patrick Negri, CEO da iugu É de praxe, final de ano é o momento de fazer e refazer planos. Alguns fazem meta para emagrecer, outros para fazer aquela festa de casamento, muitos pensam em juntar dinheiro para aquela tão desejada viagem; e, claro, existem aqueles que querem tirar do papel o projeto […]
Publicado em 8 de janeiro de 2020
Por Patrick Negri, CEO da iugu
É de praxe, final de ano é o momento de fazer e refazer planos. Alguns fazem meta para emagrecer, outros para fazer aquela festa de casamento, muitos pensam em juntar dinheiro para aquela tão desejada viagem; e, claro, existem aqueles que querem tirar do papel o projeto para empreender.
Como um grande número de desempregados – 13 milhões, segundo o IBGE -, cresce também o número de pessoas que desejam ser donas do próprio negócio. São os chamados empreendedores modernos, que encontraram na necessidade uma oportunidade de negócio.
Sei que são muitas as dificuldades que surgem nessa hora – na verdade, em todas!“O que eu tenho de fazer para minha marca ser destaque? Conheço o meu público-alvo? Quais são as necessidades dele? Quanto o cliente está disposto a pagar pelo meu serviço ou produto?”, são só algumas perguntas constantes.
Não precisamos ver números e pesquisas para saber que o mercado digital é um dos que mais cresce no mundo. É também considerado o melhor ambiente de rentabilidade para o empreendedor moderno. Então, é preciso entender a importância da tecnologia como aliada aos negócios. Sendo assim, o marketing digital deve fazer parte desde o processo criativo até a prática.
Para tanto, apostar no desenvolvimento de sites é crucial. Ter uma página é uma exigência para quem quer obter destaque e a preferência na escolha dos clientes. É a ferramenta ideal para tornar a empresa acessível a qualquer pessoa que queira conhecê-la melhor, pois lá é o espaço que contém informações importantes, como segmento do negócio, produtos ou serviços oferecidos.
Vou listar cinco etapas para um bom plano de marketing:
1 – Objetivos
Nessa primeira fase, você determina suas metas: aumento de vendas, reconhecimento de marca; reconhecimento de produtos e serviços; e/ou ampliação da atuação online na internet.
2 – Perfil do Público-Alvo
Para a definição da persona, você tem de considerar todas as características que seu cliente tem, como: desejos, medos, hobbies, interesses, desafios, preocupações, relação familiar, faixa salarial. Quanto mais você conhece seu público, mais fácil fica para oferecer uma solução.
3 – SEO
A primeira coisa que qualquer pessoa faz quando tem desejo ou dúvida sobre um produto é pesquisar na internet. Para ser encontrado, uma boa técnica é o SEO — sigla para otimização de mecanismos de busca. São ferramentas e técnicas para colocar o seu site entre os primeiros resultados do Google quando palavras-chave específicas são pesquisadas.
4 – Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma forma eficiente de melhorar o seu SEO, mas ele vai muito além disso. Esse modelo de marketing tem o objetivo de produzir material como blog posts, e-books e artigos que sejam relevantes para a sua persona, eduquem e informem o público sobre assuntos relacionados ao que sua empresa oferece.
5 – Redes Sociais
As redes sociais criaram uma nova dinâmica entre marcas e clientes, e sua persona vai querer se relacionar com a sua loja como se fizesse parte de sua rede de amigos. Portanto, não deixe perguntas sem responder e interaja o máximo possível sem parecer uma marca invasiva.
Patrick Negri
Patrick Negri é co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde cedo percebeu suas habilidades na área de programação, além da grande aptidão para empreender. Aos 16 anos começou seu primeiro negócio, um mecanismo de busca online e, algum tempo depois montou uma agência digital que desenvolvia sites de vendas. Com maiores aspirações e, mesmo sem terminar os estudos, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como CTO de uma grande empresa do segmento financeiro, até 2012, quando teve a ideia de fundar a iugu.