Startups que agregam: é preciso pensar a inovação e em propósito !
*Por José Pedro Mello Qual é a missão da sua startup? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deveria se fazer! Seja qual for o estágio, investimento, produto ou serviço desenvolvido pelo seu futuro negócio, é preciso saber qual é o seu propósito com o empreendedorismo. No caso de iniciativas inovadoras, não é apenas […]
Publicado em 8 de agosto de 2019
*Por José Pedro Mello
Qual é a missão da sua startup? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deveria se fazer! Seja qual for o estágio, investimento, produto ou serviço desenvolvido pelo seu futuro negócio, é preciso saber qual é o seu propósito com o empreendedorismo. No caso de iniciativas inovadoras, não é apenas o lucro que interessa. Pensar algo inédito que agregue e que transforme a vida das pessoas pode ser o melhor caminho para o sucesso.
Falar sobre inovação e propósito é tão relevante que, por consequência, o assunto vem sendo estudado e discutido por diversas organizações e especialistas. Uma pesquisa realizada pelo EY Beacon Institute, instituto que fornece pesquisas e insights para inspirar e ampliar negócios por objetivo, em parceria com a Harvard Business Review Analytic Services, unidade de pesquisa e análises comparativas sobre gerenciamento e oportunidades de negócios emergentes, mostrou que 80% dos entrevistados entendem que uma empresa com propósito além do lucro tem uma performance melhor.
Já Raj Sisodia, professor emérito da Babson College, fundador do Capitalismo Consciente e mundialmente reconhecido como um dos maiores especialistas do mundo em gestão, em um estudo para o seu livro “Empresas Humanizadas: Pessoas, propósito e performance”, comparou o desempenho de companhias valorizadas na bolsa de valores de acordo com o ranking S&P 500, com outras consideradas “humanizadas e com propósito”. Essas últimas apresentaram uma performance dez vezes melhor do que as mais cotadas pela bolsa.
Por isso, partir de um propósito desde o início pode ser mais fácil do que ter uma ideia e tentar agregar valor a ela depois. Foi o que aconteceu comigo! Empreender sempre foi parte do meu universo. Mas, antes de ser empreendedor, eu tinha o sonho de ser atleta. Então, para isso, decidi ter uma experiência como esportista nos Estados Unidos. Ainda no High School, descobri que lá as oportunidades no esporte são muito diferentes se comparadas ao mercado brasileiro. Para começar, lá as universidades investem no atleta, e, muitas vezes, é esse investimento que abre muitas portas para outras oportunidades ainda melhores.
A partir desse momento, eu tive duas escolhas: a primeira, era o caminho mais fácil. Poderia ter ficado nos Estados Unidos, aproveitado o investimento das faculdades, me construir uma carreira internacional. A segunda era voltar para o meu país e usar essa experiência para tentar gerar oportunidades para aqueles que, diferente de mim, não tinham acesso a isso. Optei pela segunda opção e não me arrependo!
Hoje, já como CEO da AtletasNow, eu compreendo a importância do propósito em uma empreitada pelo empreendedorismo. No mercado, temos diversos casos como o meu, inclusive hoje vemos iniciativas de empreendedorismo dentro de universidades e até mesmo de organizações, que estão incentivando o intraempreendedorismo, como forma de engajar seus colaboradores e colaborar com a sociedade.
Sem dúvidas, pensar além do lucro abre portas, amplia possibilidades, gera valor. É um grande caminho para o sucesso. Descubra qual é a missão do seu negócio, mergulhe nesse mercado e aproveite as oportunidades que surgirem!
*Viciado em esportes e um dos mais jovens empreendedores do país, José Pedro Mello é fundador e CEO da AtletasNow, com a missão de conectar todas as pontas do esporte por meio da tecnologia. É também estudante de administração de empresas pela FAAP. Ex-atleta de basquete, com experiência no mundo esportivo americano, pois teve a oportunidade de ser um atleta no exterior, enquanto se formava no ensino médio. Participou de diversos eventos e processos de recrutamentos esportivos/educacionais universitários americanos.