Mostrar ou Esconder o Menu
Nossa História

Nossa História

Nossa História

A Rede Mulher Empreendedora nasceu durante o “Programa 10 mil Mulheres da FGV”, quando Ana Fontes teve a ideia de criar um blog sobre os medos, as dúvidas e as dificuldades do empreendedorismo feminino. Ela percebeu, então, que esses questionamentos eram compartilhados por outras mulheres, que também buscavam ajuda e apoio.
A Rede surgia, assim, para suprir essa lacuna. Em 2017, Ana Fontes resolveu ampliar seus objetivos e criou o Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além de signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres, a RME tem clientes e parceiros que acreditam na causa do empreendedorismo feminino. Nossa equipe acredita que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também a da sociedade.

A RME oferece serviços para empresas que acreditam no empreendedorismo feminino:

Projetos Especiais, PARCERIAS DE DIVULGAÇÃO, MANTEDORES, PATROCÍNIO de eventos, elaboração de programas de capacitação, community menager, propaganda, ativação da marca, consultora de diversidade, eventos relevantes e curadoria

Rede Mulher Empreendedora – RME conta com um grupo no Facebook com mais de 88 mil membros, onde sororidade é promovida por meio de discussões e ajuda mútua. Atuamos em todo Brasil e contamos com a ajuda de nossas 133 Embaixadoras, 50 Influenciadoras.

+ de 3 milhões

em visualizações nas redes sociais

+ 88 mil

de empreendedoras em nosso grupo fechado

+ 100 mil

empreendedoras cadastradas

+ de 100 milhões

em visualizações no YouTube

+ 50 mil

participações em nossos eventos

Primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, a Rede Mulher Empreendedora (RME) existe desde 2010, já impactou mais de 9 milhões de pessoas e tem cerca de 1 Milhão de conectadas somadas através das redes sociais, base de envio de comunicação interna e participantes dos nossos grupos fechados em plataformas e aplicativos de mensagem. 

Nosso objetivo é fomentar o protagonismo feminino no empreendedorismo, auxiliar mulheres a empreender e se inserir no mercado de trabalho. Para isso, promovemos anualmente eventos próprios como a Mansão das Empreendedoras e o Fórum RME, e eventos mensais, como Café com Empreendedoras e Mentorias. Contamos também com programas próprios, como o RME Acelera, um programa de aceleração com cursos intensivos para quem empreende e quer crescer, trilhas de conhecimento online, e o programa RME Conecta, que faz a ponte entre negócios de mulheres com grandes empresas para negociação e fornecimento B2B. Além disso, contamos com um marketplace com 1804 empresas cadastradas.

E para podermos oferecer cada vez mais oportunidades, contamos com parceiros financiadores, como Google, Ultragás, Braskem, Amazon.com.br, Visa, Fundación MAPFRE e muitos outros, que se juntam a RME  para desenvolver capacitações gratuitas e de qualidade para mulheres do Brasil inteiro.  

Rede Mulher EmpreendedoraRME conta com um grupo fechado no Facebook com mais de 100 mil membros, onde sororidade é promovida através de discussões e ajuda mútua. No Instagram, também damos dicas financeiras, promovemos diversos cursos, realizamos lives com especialistas de diversas áreas, que esclarecem dúvidas comuns entre empreendedoras, sobre assuntos como digitalização e vendas B2B.

Durante todos os meses, diversas lives são realizadas no YouTube da RME, além dos conteúdos organizados em playlists, que podem ser assistidos gratuitamente. A curadoria e divulgação desse conteúdo é feita pela Rede e conta com a ajuda das diversas voluntárias RME, dividas em 120 embaixadoras, 35 influenciadoras, 40 especialistas e mais de 800 mentoras, espalhadas por todo Brasil.

Com mais de 9 milhões de impactadas, a RME entende que seu público, muitas vezes, não tem condições financeiras para contratar cursos e continuar a se capacitar. Desta forma, em prol da causa, nossos cursos são em sua maioria gratuitos, oferecendo certificados, ou podem ser adquiridos por valores simbólicos em algumas situações, o mesmo acontece em relação a eventos, que anteriormente a pandemia, eram cobrados para que o valor arrecadado fosse revertido a impactar mais mulheres. Dessa forma, hoje estão disponíveis mais de 600 horas em conteúdos online e gratuitos, que proporcionam aprendizados valiosos. Divididos entre programas e capacitações, como o curso de Vendas B2B, lives, como Aquecimento Fórum RME, mentorias, palestras e painéis.

Além disso, junto ao Instituto RME, trabalhamos em projetos que capacitam e geram renda, como o programa Ela Segura, que oferece auxílio-alimentação para 2520 mulheres, e o premiado projeto Heróis Usam Máscaras, que gerou rendas mensais maiores que o atual salário-mínimo em pleno pico da pandemia do vírus covid-19 aqui no Brasil. Assim, com estes e outros programas, e projetos, foram gerados, em seus 12 anos de existência, mais de 32 milhões de reais em renda direta.

Além de signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres, a RME tem clientes e parceiros que acreditam na causa do empreendedorismo feminino. A RME e o Instituto RME receberam em 2021 o Selo Direitos Humanos da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo(SMDHC), reconhecendo o trabalho de ambas instituições perante a causa. Ao longo de seus 12 anos, a RME também foi reconhecida por premiações como Prêmio Forbes, Prêmio Fortune e Prêmio Cláudia 20 anos. Nossa fundadora, Ana Fonte, também é reconhecida por diversas instituições e é a atual Delegada Líder do Brasil no W20/G20.

Nossa equipe acredita que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também de todo o ecossistema ao seu redor. Quando  mulheres tem negócios que dão certo, elas investem em suas famílias e comunidades para haver o contínuo desenvolvimento, pois acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.