MPE Brasil registra mais de 99 mil inscritos
A capital federal recebe empresários de todo o país para o 8° Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado no dia 22 de março e vai homenagear os empresários vencedores das etapas estaduais do Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas. Esta edição bateu […]
Publicado em 21 de março de 2011
A capital federal recebe empresários de todo o país para o 8° Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado no dia 22 de março e vai homenagear os empresários vencedores das etapas estaduais do Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas. Esta edição bateu recorde de inscrições, com mais de 99 mil candidatas em todo o país. As 130 empresas que receberam o reconhecimento estadual agora têm a chance de serem vencedoras da etapa nacional. A iniciativa é uma parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O Prêmio é composto por oito categorias (indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços) e um destaque em responsabilidade social. A iniciativa funciona como incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo sua importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência, qualidade e competitividade.
As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o Prêmio, utilizando critérios de excelência internacionalmente reconhecidos. Ao final do processo de avaliação, os gestores recebem uma devolutiva com análises mercadológicas e possíveis oportunidades de negócios.
Para os realizadores do Prêmio, a crescente participação das micro e pequenas empresas revela que os gestores estão cada vez mais conscientes da importância de buscar a excelência da gestão de seus negócios. “As empresas têm a oportunidade de melhorar o desempenho, aumentar sua competitividade e visibilidade no mercado brasileiro, além de utilizar sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência”, ressalta o diretor executivo da FNQ, Ricardo Corrêa.
Erik Camarano, diretor presidente do MBC, acredita que a iniciativa abre portas para a construção de uma cultura de inovação e empreendedorismo no Brasil: “Os gestores contribuem com a melhoria dos processos internos nas empresas, agregam valor aos serviços e produtos finais e, consequentemente, elevam a sua competitividade no ambiente de negócios”.
“Já estamos muito próximos de 100 mil empresas inscritas, o que demonstra a representatividade do prêmio e a busca constante das MPEs por inovação e desenvolvimento. Quanto mais preparadas, melhores as condições para competirem no mercado”, afirma Luiz Barretto, presidente nacional do Sebrae.
Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau, também estará presente no evento. Mais informações em www.premiompe.sebrae.com.br.
Serviço
8º Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas
Data: 22 de março de 2011
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Salão Brasil
Horário: 19h30