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Marketing Digital e empreendedorismo: uma história sobre o possível

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Publicado em 29 de agosto de 2022

Olhou para o relógio que já denunciava o início da noite! Era tanta coisa para fazer – sozinha – e parecia que não dava de conta. 

Era o final de mais um dia em que precisava “equilibrar os pratos”, afinal se dividia entre casa, família e negócio. Do seu check list sobrara algumas atividades das quais não havia conseguido finalizar. Experimentava um misto de cansaço e a frustração por deixar atividades para o dia seguinte.

Essa é a história da Maria: mulher brasileira que decidiu empreender! Uniu a necessidade ao talento e iniciou as atividades para a  realização do sonho. 

Em meio à sua rotina dos cuidados de casa, da família e de si mesma; surgiram  também as necessidades de contatos com fornecedores, organização financeira, relacionamento com os clientes e vendas.

Sim, vendas! Precisava entender quantas e tantas estratégias que estavam disponíveis para o desenvolvimento do negócio. Nesse contexto, ressoava em sua cabeça  uma frase repetida por  mentores, consultores: “você precisa ter presença digital, faça o seu posicionamento”. Entre lives, cursos, vídeos e as mais diversas informações…uma sensação de angústia, ficava perdida.

Omnicanalidade¹, diziam! Esteja em todos os canais. Faça artes, faça lives, apareça todo dia, aliás toda hora! Mostre a sua rotina, grave vídeos, chamadas para a ação.

Em meio a este bombardeio de tantos “tem que” Maria teve um momento de reflexão e lembrou que precisava traçar um planejamento que permitisse ser ela mesma, fazer o que estava ao seu alcance. Sem comparação, busca incansável pela perfeição, sem “ter que” dar de conta do mundo.

Precisava dominar as redes sociais, não ser dominada por elas.

Precisava cuidar da rotina da família, da sua casa.

Precisava cuidar de si.

A partir dali, várias decisões foram tomadas:

1. Elegeu quais eram as suas prioridades: é preciso clareza do que realmente importa e qual o tempo será dedicado a cada área da sua vida. Sem esse discernimento, facilmente a empreendedora cai no risco de múltiplas atividades – algumas nem tão importantes – ou até mesmo deixar algo de lado;

2. Eleger quais resultados deseja para o crescimento do seu negócio. Achou importante definir quanto gerar de renda e em quanto tempo. O ‘quanto’ era norteador para entender quais ações deveriam ser realizadas;

3. Entender suas estratégias e canais de vendas. Não dá para viver apenas no universo digital e negligenciar o presencial. Digital é ‘apenas’ mais um canal;

4. Percebeu que era  fundamental conhecer o  público! Em que canal os clientes mais se conectavam. A escolha de uma rede social tornava possível o empenho e  fazer o melhor por lá;

5. Ela precisava fazer o que sabia de melhor ! As redes são muito dinâmicas! É desafiante a cada momento seguir novas regras “agora a onda é fazer vídeo”. Decidiu educar o público a entender o estilo dela: era muito boa em escrita e optou por desenvolver textos informativos;

6. A rede social é um grande espaço de conexão e entrega! Maria decidiu que levaria conteúdo com dicas, curiosidades, datas comemorativas…assim envolveria o público e levaria valor para que acompanhava seu trabalho.

Quando entendeu que fazer o que estava ao seu alcance, da melhor forma, com estratégia e constância, a atividade ficou mais leve. Porquê dá sim para ser simples e digital. Dá para ser ela mesma, sem ter que copiar quem quer que seja. E, ainda, ter os melhores resultados.

¹ – Omnichannel é uma estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato.

ARTIGO ESCRITO POR

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CEO Editora Inspirar | Fonoaudióloga especialista em Oratória | Treinadora de Storytelling e Pitch | Mentora de Donas de Negócios

Fabiana Rolim