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Com presença de investidores e da liderança de grandes startups, Mansão das Empreendedoras acelerou 20 mulheres em dois dias

Evento exclusivo par convidados ocorreu em São Paulo e gerou mais de dez horas de conteúdo

Publicado em 3 de junho de 2022

Voltando com os eventos presenciais, a Rede Mulher Empreendedora realizou na última semana a Mansão das Empreendedoras, patrocinada pelo Mercado Pago e com apoio da Ambev. Um evento com foco em startups comandadas por mulheres, 20 mulheres foram selecionadas e aceleradas durante dois dias de palestras, workshops e ainda contou com pitch deck e dolphin tank.

Logo no início da programação, ocorreram os lançamentos do 7° Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras, onde a atualização do mapeamento semestral de instituições públicas e privadas que tiveram iniciativas de apoio às mulheres foi apresentado, e da 5ª turma do RME Acelera, programa que visa potencializar o desenvolvimento de negócios e startups fundadas por mulheres. Em depoimento, a Carol Modaneze, sócia-fundadora da Fagulha e participante de uma das primeiras edições do programa, contou que “houve muita conversa sobre a Fagulha ser ou não uma startup, sobre entender também a necessidade de contratar mulheres para fortalecer a rede, momento inclusive que chegamos a ter 50% do nosso quadro composto por mulheres trans, e também como a transformação da empresa durante a pandemia fez com que nós crescêssemos muito. Mas, com certeza, tem uma Fagulha antes do RME Acelera e uma depois do RME Acelera, que é um programa muito necessário”.

Em um evento presencial apenas para convidados, a Mansão das Empreendedoras, antes chamada de Casa, contou com a transmissão online de boa parte da programação através do YouTube da RME. 

Entre as atividades exclusivas da Mansão, está o Pitch Deck, onde as empreendedoras Giovana Milani e Lettycia Vidal, da Gestar, Jussara Botelho, da Sisterwave, e Marina Beneton, da academiCV, apresentaram seus negócios e ouviram opiniões dos investidores presentes que apontaram melhorias a serem feitas, além de questionar coisas como qual o público alvo e qual dor resolvem! A Jussara conversou com a RME e disse que “ouvir o feedback de investidores e de pessoas que estão no mercado é muito importante, porque nós enxergamos onde estamos errando e o que podemos melhorar, além de servir como um incentivo também. Fora que participar da Mansão, em um espaço onde todas entendem e compartilham da dor de ser mulher e empreendedora no Brasil, acaba gerando muito networking e oportunidades de negócio.”

Outra atividade exclusiva, entre dinâmicas de grupo com as aceleradas, foi o Dolphin Tank. As 20 empreendedoras responderam uma pergunta chave, que perguntava qual a dor mais latente dentro de seus negócios, na qual elas precisavam de ajuda. Nesta versão mais modesta, capital semente ou investimento em dinheiro não estava em questão, mas sim a troca de conhecimento entre as especialistas presentes e as cinco selecionadas para este momento.

No final da atividade, depois de mentorias marcadas e contatos trocados, a Fernanda Schmid, investidora anjo e representante do Mercado Pago, doou, em nome da plataforma, uma mentoria para a empreendedora Joseane Terto, da Apliqueducação. Emocionada, Joseane chorou e agradeceu a oportunidade de participar do evento.

Para saber mais sobre os eventos realizados pela RME, nos acompanhe nas redes sociais.

ARTIGO ESCRITO POR

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Formada em Jornalismo, seu Trabalho de Conclusão de Curso foi uma pesquisa crítica acerca do olhar que a grande mídia tem sobre corpos femininos negros e as narrativas sobre eles construídas. Apaixonada por conhecimento e curiosa para entender mais sobre o mundo, segue estudando sobre comportamento, colorismo e mídia.

Karina Souza Quenis Jornalista