Internacionalização: um novo horizonte para mulheres empreendedoras
Expandir fronteiras e levar o talento brasileiro para o mundo é um passo que pode parecer distante para muitas empreendedoras, mas representa uma oportunidade concreta de crescimento e fortalecimento dos negócios liderados por mulheres. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex Brasil, exportar vai muito além de vender […]
Publicado em 17 de outubro de 2025
Expandir fronteiras e levar o talento brasileiro para o mundo é um passo que pode parecer distante para muitas empreendedoras, mas representa uma oportunidade concreta de crescimento e fortalecimento dos negócios liderados por mulheres.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex Brasil, exportar vai muito além de vender para fora: é ampliar horizontes, diversificar mercados e posicionar o produto brasileiro no cenário global.
A diretora de Negócios da Apex Brasil, Ana Paula Repezza, desmistifica esse processo. “A internacionalização ainda parece um passo desafiador para muitas empreendedoras, mas é fundamental entender que o mercado externo representa uma enorme oportunidade de crescimento, diversificação e fortalecimento das empresas lideradas por mulheres.”, afirma. “O olhar para o exterior pode ser visto como um movimento natural de evolução empresarial a partir da maturidade dos negócios e a demanda por diversificação de mercados”, completa Ana Paula.
Como se preparar para atuar no mercado internacional
O primeiro passo é o planejamento. Conhecer bem o próprio negócio, entender sua capacidade produtiva, o diferencial competitivo e o perfil do público-alvo são passos essenciais.
A partir daí, é hora de buscar capacitação e é aí que a Apex pode ajudar muito as empreendedoras. “A Apex Brasil oferece uma série de programas e conteúdo para apoiar esse processo, como o PEIEX, webinars, formações sobre mercados específicos, regulamentações, cursos, diagnósticos de maturidade exportadora e estudos de mercado”, conta a diretora. “Outro ponto importante é a construção de uma rede de contatos: participar de missões comerciais, feiras internacionais e eventos do setor abre portas e acelera o aprendizado. Com estratégia, preparo e apoio, a internacionalização se torna totalmente viável”, diz Ana Paula.
O papel de uma agência de fomento à exportação
A Apex Brasil atua como uma parceira estratégica dos negócios brasileiros em todas as etapas do processo de exportação. Por meio de capacitações, ações de promoção comercial, apoio em feiras internacionais e painéis de inteligência, a instituição ajuda empreendedoras a se conectarem com oportunidades globais.
Um destaque é o programa Mulheres e Negócios Internacionais, que oferece capacitação, mentorias e acesso a redes internacionais de negócios para ampliar a presença feminina no comércio exterior. “Nosso papel é conectar empresas brasileiras a oportunidades globais e ajudar a construir uma trajetória sólida no comércio exterior”, diz a representante da agência brasileira de exportação.
Fortalezas e desafios das mulheres empreendedoras
As empresas lideradas por mulheres já nascem com vantagens competitivas: criatividade, gestão colaborativa e forte propósito, valores cada vez mais valorizados no mercado global. O principal desafio ainda é o acesso à informação e às redes internacionais, o que reforça a importância de programas de inclusão e visibilidade para essas lideranças. Segundo Ana Paula, “muitas vezes, o desafio não é a capacidade de competir, mas a falta de visibilidade e de oportunidades. Por isso, é tão importante criar políticas de inclusão e programas que preparem e deem visibilidade a essas lideranças femininas. A ApexBrasil trabalha exatamente nesse sentido, reduzindo barreiras e criando condições equitativas para que as mulheres avancem”.
Ações afirmativas e parcerias estratégicas
A Apex Brasil tem adotado ações afirmativas para garantir mais representatividade feminina nas feiras e eventos internacionais, com pontuação diferenciada na seleção de empresas e parcerias com iniciativas importantes, como a Rede Mulher Empreendedora.
Essas colaborações ampliam o alcance das iniciativas e garantem que mais mulheres tenham acesso à capacitação e às oportunidades globais. “Nosso objetivo é que essas empreendedoras se sintam prontas para participar de rodadas de negócios, feiras internacionais e acessar novos mercados. Queremos que o protagonismo feminino no comércio exterior seja uma realidade cada vez mais consolidada e visível”, destaca a diretora.
A parceria entre a Rede Mulher Empreendedora e a ApexBrasil reforça o compromisso de ambas as instituições em abrir caminhos para que mais mulheres levem seus negócios para o mundo.
Para saber mais, acesse https://apexbrasil.com.br/