Inscrições para o Potência Feminina vão até 19 de julho
Para reduzir impactos da COVID-19: ONGS e pequenos negócios serão beneficiados por projeto idealizado pelo Instituto RME e braço filantrópico do Google São Paulo, julho 2020 – A economia mundial vem sofrendo grandes impactos financeiros em decorrência do isolamento social, uma das medidas de segurança contra a pandemia com o novo Coronavírus. Na […]
Publicado em 13 de julho de 2020
Para reduzir impactos da COVID-19: ONGS e pequenos negócios serão beneficiados por projeto idealizado pelo Instituto RME e braço filantrópico do Google
São Paulo, julho 2020 – A economia mundial vem sofrendo grandes impactos financeiros em decorrência do isolamento social, uma das medidas de segurança contra a pandemia com o novo Coronavírus. Na pesquisa realizada em maio deste ano pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora e pelo Instituto Locomotiva, cerca de 86% dos negócios liderados por mulheres não estão funcionando ou estão com menor movimento. E 60% das empreendedoras acreditam que terão no máximo um salário mínimo como rendimento durante a pandemia.
Pensando em todos os desafios do novo cenário econômico e social o Instituto RME e o braço filantrópico do Google se uniram para lançar o Potência Feminina, programa nacional que apoiará negócios liderados por mulheres por meio de capacitação, aceleração de negócios e capital semente, que são investimentos que ajudam empreendedores em seu estágio inicial a tirar os planos do papel.
Esta primeira fase, que está com inscrições abertas até o dia 19 de julho, pretende selecionar 10 organizações sociais de todo Brasil para executarem o projeto que pretende capacitar em empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia cerca de 50 mil mulheres que serão selecionadas pelo programa. O Potência Feminina ainda vai contar com uma doação de aproximadamente R$ 7,5 milhões do Google, que vai viabilizar as ações pelos próximos dois anos a recuperar os impactos resultantes da pandemia.
Segundo Ana Fontes, do Instituto RME, o programa foi pensado para dar suporte às mulheres e empreendedores, além das 10 Organizações da Sociedade Civil, OSCs, que serão selecionadas entre as inscritas. “O empreendedorismo vem atravessando uma das mais sérias crises econômicas das últimas décadas. Quando apontamos a lupa para o empreendedorismo feminino, os problemas se agravam, já que o acesso a crédito e a emprego é comprovadamente limitado”. Afirma Fontes que é a fundadora do RME.
As OSCs terão apoio financeiro do Instituto RME e as organizações selecionadas pelo programa vão receber a doação de sete computadores, cada, além de ter os custos de internet e de material de apoio cobertos até dezembro de 2021. Vale ressaltar que os computadores permanecerão com as organizações após o término do programa. As inscrições vão até o dia 19 de julho e a informações completas podem ser acessadas via site https://www.potenciafeminina.net.br/
O projeto deve ajudar a acelerar mais de 6 mil negócios de pequenas empresas lideradas por mulheres e irá impactar 50 mil mulheres em 10 regiões do país. As capacitações vão acontecer à distância e presencialmente por tutoras do Instituto RME. No Potência Feminina as selecionadas, ainda, terão acesso a noções básicas de programação, conteúdo técnico com ferramentas digitais e de empreendedorismo, além de atividades práticas como o desenvolvimento de redação de currículo, por exemplo.
Sobre o Instituto RME
O Instituto RME, criado em 2017, é o braço social da Rede Mulher Empreendedora – RME e está apoiado em valores como igualdade de gênero, oportunidade para todos, educação, capacitação acessível e colaboração social. O foco é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil e ajudá-las a conseguir autonomia sobre suas vidas e seus negócios.
Serviço:
Edital para as OSCs interessadas em participar do Potência Feminina: https://docs.google.com/document/d/16wRS3a7DbChGpSgknzyxSx3KASLdXGKtUHqXfzKF-R8/edit?usp=sharing
Página do programa: https://www.potenciafeminina.net.br/
Mais informações para a imprensa:
Silvana Inácio – silvana@sicomunicacao.com.br
Tel: (11) 3042-5641.