Gifting: uma nova perspectiva para os presentes corporativo
Convidadas para escrever no site da RME, as empreendedoras Nayane Maia e Alessandra Suh falam mais sobre o que é gifting
Publicado em 6 de junho de 2022
O mercado tem se apresentado cada vez mais competitivo com demandas mais exigentes. Qualidade e bom atendimento já não são mais diferenciais, mas sim o básico que o mercado espera das marcas atuais.
E dentre tantas mudanças no mercado, como o surgimento de novas tecnologias, o crescimento digital, audiência mais qualificada e aumento da competitividade, surge o questionamento: Como se diferenciar? Como ganhar a atenção, confiança e coração da sua audiência?
Há muitas estratégias, porém uma das mais eficazes é investir no marketing de relacionamento, que tem como centro de suas estratégias a construção e manutenção do relacionamento da empresa com sua audiência. Essa premissa tem grande potencial de trazer resultados mais duradouros para o seu negócio.
E quer maneira mais eficaz de estreitar laços e aprofundar o relacionamento do que presenteando? Essa é uma estratégia milenar, utilizada por diversas culturas, testada e aprovada! Porém, no mundo dos negócios é muito importante que ela seja realizada de forma estratégica e estruturada, alinhada à comunicação da marca e com o foco nos resultados.
É nesse contexto que têm surgido o termo gifting, o qual caracteriza as ações de presentes corporativos com o foco na construção de relacionamento mais próximo e duradouro da marca com seu público.
Afinal, o que é Gifting?
Presentes corporativos não são novidades e já vem sendo utilizados por negócios há décadas. Porém o termo gifting trouxe uma nova perspectiva para o presentear corporativo, adicionando elementos como intencionalidade, zelo, afeto e conexão.
O Gifting é uma estratégia que tem o centro de sua atenção proporcionar aos clientes, colaboradores e parceiros de negócios, experiências mais significativas e personalizadas através de presentes.
Além disso, é também uma eficaz ferramenta de comunicação, que através de presentes expressam os valores, intenção e preocupação com o relacionamento da marca com seu público. O presente, nesse contexto, se torna um símbolo de apreço e reconhecimento.
Uma estratégia de gifting bem articulada pensa em cada detalhe do presente, e como cada elemento carregará a sua mensagem. Isso fará toda a diferença. Desde os produtos, embalagens até o momento da entrega, tudo precisa ser planejado para uma experiência única! Como resultado, o seu negócio irá surpreender e promover uma experiência de exclusividade aos presenteados, que poderá aumentar o seu valor na construção de uma conexão mais emocional.
Para ser estratégico, é importante entender: Qual a diferença de brindes e presentes corporativos?
Os brindes e presentes corporativos são estratégias relevantes para os negócios, porém, possuem objetivos diferentes, que também levarão à resultados diferentes. Compreender essa diferença contribuirá para que você escolha a estratégia mais adequada aos seus objetivos.
Os brindes corporativos são em sua grande maioria, produtos de menor valor monetário, que são adquiridos e distribuídos em grande escala. Na maioria das vezes esses produtos carregam a marca da empresa e tem como objetivo principal a DIVULGAÇÃO.
Os presentes corporativos, por sua vez, principalmente pela perspectiva do gifting, são presentes mais elaborados e personalizados, de maior valor agregado, direcionados para um público estratégico e que tem como principal objetivo a CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTO. O seu foco está em oferecer uma experiência envolvente e encantadora para determinada audiência e através dessa experiência construir memórias e laços mais afetivos.
É importante entender que a estratégia gifting não é sobre dar brindes, é sobre presentear. Nessa estratégia há uma cautela grande para que haja um valor emocional por trás do presente e oferecer algo que seja útil.
É possível adotar as duas estratégias, desde que as utilize em prol do objetivo certo. Entendido isso, os presentes corporativos podem ser utilizados de forma estratégica, para despertar sensações e proporcionar uma experiência personalizada e inesquecível.
Por que investir em gifting?
Como criaturas sociais, dar presentes une as pessoas e este ato é usado para mostrar afeto e apreço. Utilizada por milhares de anos e por diferentes culturas do planeta, essa prática tem o potencial de aproximar e gerar sentimentos de gratidão.
Da perspectiva do marketing, o gifting ativa um poderoso gatilho mental, que é o gatilho da reciprocidade. Este gatilho parte do pressuposto de que a partir de uma atitude/ação que gere valor, o outro se torna mais disponível a se aproximar da marca, escutar sua proposta, cooperar mais e até mesmo adquirir o seu produto ou serviço.
No que tange à estratégia de gifting é muito importante ter em mente que há os benefícios do gatilho mental de reciprocidade, porém é igualmente importante ter clareza de que a reciprocidade acontece de forma espontânea. Assim, nem sempre que realizar uma ação de gifting terá algo em troca. O foco deve ser na construção do relacionamento, que é uma construção a longo prazo. O gatilho da reciprocidade estará em segundo plano, trabalhando e fortalecendo a sua ação de gifting.
Além do gatilho de reciprocidade, que pode trazer muitos benefícios, as estratégias de gifting quando planejadas e direcionadas podem:
- Prolongar a experiência do consumidor com a marca
- Promover uma percepção positiva de marca
- Potencializar a reputação da marca
- Comunicar os valores da marca
- Fortalecer os relacionamentos
- Proporcionar experiências memoráveis
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa estratégia, estude e avalie se faz sentido para o seu negócio! Lembre-se sempre: as empresas lidam diariamente com pessoas e são com elas que se deve construir um relacionamento. Assim, começar a pensar mais sobre a maneira como o seu negócio faz sua audiência se sentir, é essencial. Isso porque os sentimentos deles que criam um vínculo mais forte com a sua marca. Por isso, investir no relacionamento pode ser um excelente caminho para a construção de uma marca de impacto.