Noticias

Em passagem pelo Brasil, Ngozi Okonjo-Iweala, diretora da OMC, se encontrou com delegadas do W20 e empreendedoras da RME

A convite do Itamaraty, a Rede Mulher Empreendedora levou 5 mulheres, donas de negócios e todas participantes de programas da RME ou do Instituto RME, para um encontro único com a diretora-geral da OMC, na tarde do dia 19 de maio

Publicado em 21 de abril de 2022

Ana Fonte posa com Dra. Ngozi Okonjo-Iweala, embaixador Sarquis José Buainain Sarquis e empreendedoras da RME

Primeira mulher e primeira mulher a chefiar a Organização Mundial do Comércio, Ngozi veio pela primeira vez a América Latina para conversar com o governo brasileiro sobre participação na luta contra crise alimentar global

Em sua primeira passagem pelo Brasil, a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio participou de uma reunião com as delegadas do W20, grupo de engajamento do G20, Ana Fontes, Camila Achutti, Júnia Nogueira de Sá, Maria José Tonelli e Regina Celia Barbosa, acompanhada por sua comitiva e pelo embaixador brasileiro Sarquis José Buainain Sarquis.

A convite do Itamaraty, a Rede Mulher Empreendedora ainda levou 5 mulheres, donas de negócios e todas participantes de programas da RME ou do Instituto RME, para um encontro único com a diretora-geral da OMC, na tarde do dia 19 de maio. Com apresentação de pitchs, as empreendedoras receberam elogios da diretora, que se surpreendeu com a criatividade dos negócios e o desenvolvimento de cada um. 

A chefe de Estado ainda compartilhou sua perspectiva sobre o empreendedorismo feminino, no âmbito global, e disse que “está absolutamente provado que o investimento em mulheres, donas de pequenos negócios, melhora sua saúde, a educação de seus filhos, a nação. Nós não precisamos provar mais nada, é preciso apenas fazê-lo.” Ela seguiu explicando que o investimento em pequenos grupos não é o suficiente e que para causar maiores impactos, é necessário “investir mais em mais mulheres”.

Em uma ação de agradecimento, a artista Bruna Bandeira foi convidada para entregar, em mãos, uma ilustração autoral da diretora e, a CEO da RME, Ana Fontes entregou um exemplar do seu livro “Negócios: um assunto de mulheres”, onde apresenta a realidade do empreendedorismo feminino no Brasil e fala sobre geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

Sobrevivente de conflitos na Nigéria, seu país de origem, Ngozi Okonjo-Iweala é formada pela universidade de Harvard e pelo MIT. Já foi duas vezes ministra das finanças de dois governos diferentes, atuou como ministra das Relações Exteriores, em 2016, e foi a primeira mulher a ocupar esses cargos na Nigéria.

ARTIGO ESCRITO POR

https://rme.net.br/wp-content/uploads/2022/01/Rectangle-45-14-150x150.png

Formada em Jornalismo, seu Trabalho de Conclusão de Curso foi uma pesquisa crítica acerca do olhar que a grande mídia tem sobre corpos femininos negros e as narrativas sobre eles construídas. Apaixonada por conhecimento e curiosa para entender mais sobre o mundo, segue estudando sobre comportamento, colorismo e mídia.

Karina Souza Quenis Jornalista