Artigos

Digitaliza Seu Negócio: Gabriela aprendeu a fazer artes para a sua loja de enxovais e acabou trocando de ramo

Nesta semana, mais uma história da segunda edição do programa Digitaliza Seu Negócio será contada. Realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), em parceria com a ONU Mulheres, por meio do programa Ganha-Ganha, uma cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE), com apoio de premiação do Carrefour, o Digitaliza Seu […]

Publicado em 24 de setembro de 2021

Nesta semana, mais uma história da segunda edição do programa Digitaliza Seu Negócio será contada. Realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), em parceria com a ONU Mulheres, por meio do programa Ganha-Ganha, uma cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE), com apoio de premiação do Carrefour, o Digitaliza Seu Negócio entregou três notebooks novos para que as empreendedoras premiadas pudessem inaugurar o espaço digital de seus negócios ou para que aumentassem sua presença no meio. As histórias dessas mulheres de negócio estão sendo contadas aqui.

 

Moradora de uma fazendo, localizada na cidade de Faina, interior de Goiás, e mãe de 4 filhos, Gabriela Gomes é empreendedora há 3 anos. Enquanto trabalhava em seu último emprego, ela também vendia roupas de cama, mesa e banho. Com a família crescendo e precisando se dedicar cada vez mais a casa, já que ela também é agricultora familiar, e aos filhos, Gabriela deixou seu emprego para trabalhar a maior parte do tempo em casa. Com mais tempo para descobertas profissionais, as redes sociais abriram o caminho para uma nova profissão.

 

Gabriela sentiu que seu negócio precisava se modernizar. Mas a escolha adequada de artes,  para que pudessem ser usadas em divulgação de produtos no Instagram, era uma dificuldade em comum com suas amigas. Por si só ela foi atrás e aprendeu a desenhar artes para a sua loja, e para conhecidos também. 

 

É aqui que o caminho de Gabriela se cruza pela primeira vez com a RME. Participante de duas edições do Fórum RME, foi no evento que ela descobriu que poderia monetizar suas habilidades profissionais. Após receber as dicas certas e começar a acompanhar o Instagram da Rede, com o interesse despertado e a demanda crescendo, Gabriela decidiu investir na carreira de designer. Começando aos poucos, ela lembra que “às vezes via um post não muito legal e eu chegava na pessoa e falava ‘posso fazer uma arte para você? eu não vou cobrar nada’ só para eu ir aprendendo mesmo”.

 

Assim que nasceu o Instagram que ela divulga seu trabalho, que envolve criação de templates, artes de divulgação, cartões digitais e afins, ela também cruzou com a divulgação do Digitaliza Seu Negócio. “Foi um grande aprendizado. Falaram sobre coisas que eu tinha muita dificuldade, como separar as finanças pessoais e do meu negócio, precificação, fluxo de caixa. Até a parte de autoconhecimento foi muito importante porque tem vezes que enxergamos potencial nas outras pessoas, mas não em nós mesmas”, relembra ela.

 

A criação de um negócio é uma etapa extremamente trabalhosa e que exige uma série de recursos que algumas empreendedoras não possuem acesso logo de cara. Gabriela se enquadrava no time das que não tinham notebook para ter uma rotina mais organizada e desenvolvida. Agora que ela já recebeu seu prêmio, seu primeiro notebook servirá para levá-la para frente e aumentar ainda mais a presença de seu negócio no meio digital. “Todas as dicas deram uma alavanca muito boa na minha vida, porque eu descobri que eu posso fazer muito mais do que eu penso que consigo. É assim que eu me vejo sendo destaque nesse ramo aqui na minha região”, finaliza Gabriela.

 

Para acompanhar seu trabalho, siga-a no Instagram.

 

Karina Souza Quenis é jornalista. Seu Trabalho de Conclusão de Curso foi uma pesquisa crítica acerca do olhar que a grande mídia tem sobre corpos femininos negros e as narrativas sobre eles construídas. Apaixonada por conhecimento e curiosa para entender mais sobre o mundo, segue estudando sobre comportamento, colorismo e mídia