Dia Internacional da Menina: A Importância de Garantir os Direitos delas
Dia foi instaurado pela ONU em 2011 como uma forma de conscientização as violências sofridas por meninas No dia 11 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Menina, uma data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, a partir de uma proposta do Canadá. Este dia tem como objetivo conscientizar o mundo sobre […]
Publicado em 11 de outubro de 2024
Dia foi instaurado pela ONU em 2011 como uma forma de conscientização as violências sofridas por meninas
No dia 11 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Menina, uma data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, a partir de uma proposta do Canadá. Este dia tem como objetivo conscientizar o mundo sobre a realidade das meninas em diversas partes do globo e os desafios que enfrentam apenas por causa do seu gênero, contribuindo para o aumento da pobreza entre elas.
Segundo um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), meninas entre até 10 anos de idade dedicam uma hora a mais nas atividades domésticas não remuneradas, em comparação com meninos da mesma faixa etária. Essa desigualdade compromete o acesso delas à educação, prejudica o desenvolvimento de seu potencial e reduz o tempo disponível para lazer e socialização.
Além disso, muitas meninas enfrentam consequências severas, como o casamento infantil, que, além de ser ilegal, impede que elas desfrutem da infância e explorem oportunidades mais relevantes para seu futuro.
O Dia Internacional da Menina, que será comemorado amanhã, é uma oportunidade valiosa para engajar-se nessa causa e cobrar dos governos políticas que garantam e protejam os direitos das meninas. É crucial destacar que as responsabilidades domésticas não devem ser atribuídas por gênero; esse trabalho deve ser dividido de maneira igualitária para que nenhuma menina seja impedida de estudar e viver plenamente sua infância.
Leia também: Fenalaw 2024 debate o impacto transformador que líderes femininas estão trazendo para o mundo corporativo