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Confira como foi a mentoria sobre planejamento de negócio e adaptação com a especialista Martha Cajado

No último dia 6, Martha Cajado, especialista em gestão de negócios e marketing em empresas de grande porte, assim como em definição de políticas e projetos comerciais e captação de recursos fez a live “Planejamento de negócio: Adaptar-se para sobreviver à crise e pós crise” no Instagram da Rede Mulher Empreendedora.      Confira os […]

Publicado em 7 de abril de 2020

No último dia 6, Martha Cajado, especialista em gestão de negócios e marketing em empresas de grande porte, assim como em definição de políticas e projetos comerciais e captação de recursos fez a live “Planejamento de negócio: Adaptar-se para sobreviver à crise e pós crise” no Instagram da Rede Mulher Empreendedora. 

 

 

Confira os principais pontos abordados abaixo:

 

 

Para começar o planejamento, o primeiro passo é fazer uma análise detalhada do mercado, assim como uma pesquisa sobre os impactos da crise nos comércios existentes. Sabemos que o e-commerce, por exemplo, está sendo beneficiado, pois é o mais procurado nos tempos atuais, fornecendo produtos alimentícios, de limpeza e higiene e delivery de refeições. 

 

 

Como adaptar-se a crise

 

 

Faça gestão do caixa por meio do levantamento de todas as despesas e receitas dos próximos meses e projete resultados. Cancele pedidos de compra não essenciais ou duvidosos. Cheque os pacotes de medidas do governo com adiamento de parcelas, mas atenção porque não se trata de isenção e, sim, de adiamento!

 

 

Busque crédito barato, mas atenção aos juros e carência para o início do pagamento. Venda ativos desnecessários e priorize os gastos fundamentais. Tente renegociar contratos de aluguel, fornecedores, terceirizados, etc. Em relação aos seus funcionários, você pode antecipar férias, ajustar pontos de acordos coletivos e utilizar banco de horas.

 

 

Em relação ao cliente, mantenha relacionamento com eles, analise novas iniciativas e produtos e ative suas redes sociais com conteúdo relevante e atrativos. Na medida do possível, faça promoções e se inspire em atitudes positivas, por exemplo, as empresas que passaram a fabricar itens de higiene, como álcool em gel, sabão, água, cestas básicas, entre outros.

 

 

Organização no virtual

 

 

Tenha uma equipe de crise que envolva todas as áreas, inclusive pessoas para responder dúvidas dos clientes e seguidores. Posicione sua marca, acompanha tendências de consumo no seu setor e entenda o propósito do seu negócio. Colete dados com precisão para que você consiga divulgar suas ações para o seu público com eficiência. Busque e faça parte de iniciativas implementadas na sua cidade. Apoie redes locais.

 

 

Por fim, faça projeções realistas, otimistas e pessimistas para o seu negócio. Defina metas e reveja seu planejamento com frequência. Se necessário, não se apegue! Faça ajustes para se manter no seu orçamento.