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Confira como foi a mentoria sobre novos negócios e produtos em tempos de crise, com Dani Gabriel

No dia 25 de março, Dani Gabriel, que atualmente está à frente da Dume, uma consultoria multipotencial especializada em Moda, Negócios, Economia Criativa e Empreendedorismo, que orienta pequenos e médios empreendimentos na modelagem de seus negócios, na gestão e no direcionamento e desenvolvimento de produtos de moda, deu uma mentoria com o seguinte tema “Novos […]

Publicado em 27 de março de 2020

No dia 25 de março, Dani Gabriel, que atualmente está à frente da Dume, uma consultoria multipotencial especializada em Moda, Negócios, Economia Criativa e Empreendedorismo, que orienta pequenos e médios empreendimentos na modelagem de seus negócios, na gestão e no direcionamento e desenvolvimento de produtos de moda, deu uma mentoria com o seguinte tema “Novos Negócios e Novos Produtos. Na Crise… Crie”, nas redes sociais da Rede Mulher Empreendedora. 

 

 

Confira as principais dicas e insights abaixo:

 

 

O momento é de parar e pensar no que importa. Se colocar na posição de rever negócio, analisar dados e pensar em alternativas. Estamos recebendo muita informação e você precisa filtrar e ver o que faz sentido.

 

 

Ações recomendadas: rever redes de contato, olhar o ambiente de outra forma: como as outras marcas estão fazendo isso? Use a tecnologia a seu favor. Melhore seu produto e/ou serviços. Use ferramentas à sua disposição. Não necessariamente criar um site é o melhor a se fazer. Instagram, WhatsApp e Google Analytics têm custo zero e funcionam. Nesse tempo de crise, você precisa parar e analisar o cenário. Pense na viabilidade financeira, na produção, na capacidade de entrega, na divulgação, analisando se a comunicação está de acordo com o público que compra o produto/serviço.

 

 

Planejamento: Colocar no papel o que você quer fazer nesse momento para não tomar decisões inadequadas, para ter clareza das possibilidades. 

 

 

Ferramenta 5W2H = 

7 passos:

1: o que vou fazer / 2: por que estou fazendo / 3: onde fazer / 4: quando / 5: pelo o que sou responsável / 6: como será feito / 7: quanto custará.

 

 

Tenha objetivos: metas com prazo e estratégia de como você vai realizar.

 

 

Coletivo: Nesse momento é preciso delegar para não sobrecarregar, assim você terá tempo de pensar em outras coisas, como  fazer melhoria de produtos, rever se a comunicação está assertiva e entender a identidade visual da sua marca. Recorra a outras pessoas para co-criar e colaborar, use sua rede de apoio.  

 

 

Como lidar quando copiam sua ideia?
Você já teve tempo de testar e investir, mas tem coisa que só você entrega, por isso, tenha cuidado na hora de vender. Potencialize seu produto. O diferencial é o que você faz e não como faz. 

 

 

Como identificar um potencial produto? 

Validar sua ideia com um grupo de consumidor em potencial, saber quem compraria, quanto pagaria, porque compraria. Use a comunidade ao seu favor. 

 

 

Dani recomendou a ferramenta MVP =  mínimo produto viável, que significa que você vai precisar validar uma ideia com o protótipo, testar o produtos antes de investir e implementar.

 

 

Como criar novas oportunidades em meio a crise?
Lidando com o isolamento, a maioria vai para o online. Mas dependendo do que você faz, entenda as possibilidades e aja de acordo com a sua necessidade. Restaurantes físicos, por exemplo, podem entregar delivery. 

 

 

O que você deve priorizar na criação?

Autoconhecimento: quem eu sou. Faça uma conversa sincera com você para que você tenha clareza dos seus limites e recursos. Entenda suas habilidades e competência e as use ao seu favor.

 

 

Quem você conhece: ter uma noção clara da nossa rede de contatos e pedir socorro quando necessário. 

 

 

Gestão eficiente do negócio: não só apagar incêndio. Entenda como ele vai sobreviver depois da crise, o que você vai entregar.