Como acelerar seu negócio sem uma aceleradora?
Na noite de ontem (2), Célia Kano, diretora da RME e responsável pelo programa de aceleração da organização, fez uma live no Instagram da RME para explicar como funciona uma aceleradora, quais são os perfis de negócios mais aceitos neste modelo e tirar as principais dúvidas das participantes. Se você perdeu e quer […]
Publicado em 3 de abril de 2020
Na noite de ontem (2), Célia Kano, diretora da RME e responsável pelo programa de aceleração da organização, fez uma live no Instagram da RME para explicar como funciona uma aceleradora, quais são os perfis de negócios mais aceitos neste modelo e tirar as principais dúvidas das participantes.
Se você perdeu e quer assistir, acesse! Confira abaixo os principais pontos abordados.
Uma aceleradora faz nada menos do que acelerar o processo de mudança em um negócio, de forma rápida, barata. Elas são incubadoras criadas com o objetivo de fomentar a troca de conhecimento entre os investidores e empreendedores. Entregam metodologia ferramental, como o business model canvas, rede de mentoria, também investimento ou conexão com investidores. E algumas ainda oferecem redes de benefício, como coworking e ferramentas como Office e CRM.
Para ser acelerado, o negócio precisa ser uma startup, que é um tipo de negócio inovador e isso não quer dizer que precisa necessariamente ser tecnológico; precisa ser inovador, que é entendido como um negócio que possui um mercado grande para atuar e pouca concorrência, ou que crie um novo comportamento de consumo; e precisa ser escalável, ou seja, ter um produto ou serviço altamente repetitivo, no mesmo tempo e qualidade em larga escala.
O que a aceleradora cobra em troca desse combo?
Aceleradoras podem cobrar pela participação no programa de aceleração, ou equity, que é o percentual sobre seu lucro ou porcentagem no caso de venda. Além disso exigem esforço para testar novos produtos, formas de entrega e marketing, por exemplo.
O que ver quando for buscar uma aceleradora?
- Veja qual é o tipo de negócio que aquela aceleradora seleciona, procure ver se tem setor ou tipo de modelo de negócio específico. Olhe também o portfólio de negócios que já foram acelerados por eles, é uma forma de conhecer a aceleradora e já começar um networking com eles.
- Em qual momento a aceleradora acelera o negócio.Tem aceleradoras que entram em diferentes etapas, tem algumas que optam por negócios na fase da ideia, ou as que já querem algo mais estruturado.
- Procure saber se a aceleradora está vinculada a alguma universidade. Esse tipo permite muito contato com acadêmicos e pesquisadores.
- Veja se a aceleradora é nacional ou internacional.
- Procure saber se a aceleradora está vinculada a alguma grande empresa.
- Se ela está vinculada ao governo. Normalmente esses tipos são gratuitos, nacionais e engajam mentores excelentes. Alguns programas de aceleração tem prêmios financeiros.
- Por fim, tem aceleradoras que são de internacionalização, para expandir para fora do Brasil.
É possível acelerar sem aceleradora?
A aceleradora é uma facilitadora de ferramentas e metodologia, também faz conexões indispensáveis para as empreendedoras, como com investidores, mas isso não quer dizer que vocês não consigam fazer isso pesquisando mais no dia a dia. A RME ajuda nisso das seguintes formas:
- Trilha Empreendedora.
- Mentorias onlines.
- Lives nas nossas redes sociais, para tiver dúvidas específicas.
- Conexões nos grupos. Temos um Grupo do Facebook: Empreendedoras.
- Canal do Youtube, onde tem o Fórum Empreendedoras com muito conteúdo.
- Se atualize e busque furar bolhas. As inovações não acontecem por ter ideias geniais do nada, elas surgem em cima de outras ideias.
- Acesse grupos no facebook, siga perfis no Instagram que falem disso. Se inscrevam em newsletters e siga páginas de startups.
Dicas de aceleradoras:
- Negócio escaláveis digitais e tecnológicos = ACE / STARTUP FARM / LIGA VENTURES
- Programas de aceleração que visão impactos sociais = ARTEMISIA / YUNUS SOCIAL BUSINESS / QUINTESSA
- Aceleradora que visa princípios cristãos e religiosos e como influencia os negócios = BLUEFIELDS
- Ligada à universidade = USP – NEU / FGV – GVENTURES
- Aceleradoras internacionais = PLUG AND PLAY / Y COMBINATOR
- Vinculada a grandes empresas = WAYRA -Telefonica Vivo / VISA / BRASKEM LABS / GOOGLE FOR STARTUPS
- Vinculada ao Governo = INOVATIVA BRASIL – Ministério da Economia / STARTUP BRASIL – Ministério da Ciência e da Tecnologia / CONECTA STARTUP BRASIL – CNPQ
- Focadas em Internacionalização = IDEA LUNCHBOX
Dicas de livros:
- A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. W. Chan Kim / Renée Mauborgne
- A Startup enxuta – Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Eric Ries
- Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Alexander Osterwalder & Yves Pigneur
- Startup Weekend – Como levar uma empresa do conceito a criação em 54 horas. Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
- Sprint – O método usado no google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Jake Knapp com John Zeratsky e Braden Kowitz do Google Ventures
- Empreendedorismo – Elabore seu plano de negócio e faça a diferença. Marcelo Nakagawa