Noticias

Com apoio do Facebook, segunda edição do Afrohub irá capacitar mais de 3 mil empreendedores negros

Uma parceria entre Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, programa inicia novo ciclo de atividades no mês de junho e percorrerá oito Estados até o final do ano   Com o objetivo de fortalecer e incentivar o ecossistema de empreendedorismo negro no Brasil, a segunda edição do Afrohub, programa de capacitação técnica e networking para […]

Publicado em 5 de junho de 2019

Uma parceria entre Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, programa inicia novo ciclo de atividades no mês de junho e percorrerá oito Estados até o final do ano

 

Com o objetivo de fortalecer e incentivar o ecossistema de empreendedorismo negro no Brasil, a segunda edição do Afrohub, programa de capacitação técnica e networking para empreendedores negros, que tem início nesta terça-feira (4/6), tem a expectativa de capacitar, junto ao projeto “Impulsione com Facebook”, mais de 3 mil empreendedores, em oito Estados brasileiros. Idealizada pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness com o apoio do Facebook, a iniciativa foi lançada em maio de 2018, quando acelerou 10 negócios e capacitou mais de 1.200 afroempreendedores, em cinco Estados.

 

Até dezembro serão realizados 20 encontros e workshops gratuitos, sendo 4 em São Paulo (SP) e 16 distribuídos entre Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA). Os inscritos participarão de painéis voltados para a decodificação de ferramentas e estratégias para o crescimento dos negócios e networking. A cada encontro, um empreendedor convidado irá compartilhar sua trajetória, insights e estratégias de negócios com os participantes.

 

“O Afrohub rodará o Brasil, decodificando os códigos da internet para a população negra empreendedora. A ideia é dar dicas de como gerir os negócios e como usar a internet para alavancar esses empreendimentos”, conta Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e idealizadora da Feira Preta.

 

O programa tem início nesta terça (4/6), em São Paulo, no Estação Hack, primeiro centro de inovação do Facebook no mundo. Na ocasião, haverá a palestra LabFantasma 360° Trajetória e insights da marca, com Evandro Fióti, fundador da Laboratório Fantasma, que contará sobre sua história empreendedora e os 10 anos da empresa que comanda ao lado do irmão, o rapper Emicida.

 

“Os participantes aprenderão, na prática, como se apropriar de ferramentas de marketing digital e vendas para impulsionarem seus negócios”, explica Daniel Paz, gerente de Empreendedorismo e Impacto Econômico do Facebook, na América Latina.

 

“A continuidade de um projeto como o Afrohub é muito importante para o afroempreendedorismo, principalmente por manter o legado e a continuidade dos resultados que obtivemos no ano passado. Estamos extremamente felizes em aumentar a capilaridade do projeto, ampliando o número de cidades. Acreditamos que a descentralização do conteúdo é algo mais do que necessário”, avalia Fernanda Leoncio, fundadora do Afrobusiness.

 

Nesta edição, todos os conteúdos e insights apresentados nas palestras e workshops serão compilados pelos organizadores em um e-book, que será lançado após o encerramento do projeto. “Queremos impactar mais negócios com dicas em áreas sensíveis aos empreendedores, como finanças, vendas e gestão. São conteúdos relevantes para empreendedores da economia criativa e do turismo. Fortalecer esse ecossistema é o maior resultado que o Afrohub tem para a Diaspora.Black”, avalia Antonio Pita, sócio-fundador do Diáspora.Black.

 

A programação do Afrohub em 2019 nas demais cidades poderá ser acompanhada na página do projeto no Facebook.

 

Sobre o “Impulsione com Facebook”

 

O programa, lançado recentemente pela plataforma, tem como objetivo ajudar as mais de 90 milhões de PMEs presentes no site a crescer, alcançar novos clientes, aumentar as vendas, otimizar tempo e criar novas oportunidades de trabalho.

 

Serviço

 

Quando: 4 de junho (terça-feira)

 

Onde: Estação Hack, Avenida Paulista, 1.374 (ao lado da estação Trianon MASP do metrô, linha verde)

 

Horário: 19h

 

Realização:

 

PretaHub

 

PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina, que em 2018 atinge sua maioridade. Saiba mais: www.pretahub.com.

 

Feira Preta

 

Criada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.

 

Diáspora.Black

 

Startup de turismo focada na cultura negra, a plataforma oferece roteiros e experiências turísticas oferecidas por afroempreendedores, além de intermediar hospedagens certificadas para o atendimento sem discriminação. Mais em www.diaspora.black.

 

Afrobusiness

 

Instituição sem fins econômicos, que cria mecanismos para promover a integração entre empreendedores, intraempreendedores e profissionais liberais, fortalecendo o processo de inclusão social e econômica da população negra. Mais em www.afrobusiness.com.br.