Artigos

As mulheres pioneiras

Por Alice Salvo Sosnowski, fundadora O Pulo do Gato Empreendedor*   A exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil foi aberta em São Paulo no dia 19 de setembro e vale a visita por vários motivos. Em primeiro lugar, ela está localizada no Palácio dos Campos Elíseos, um prédio histórico deslumbrante, que […]

Publicado em 24 de setembro de 2019

Por Alice Salvo Sosnowski, fundadora O Pulo do Gato Empreendedor*

 

A exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil foi aberta em São Paulo no dia 19 de setembro e vale a visita por vários motivos. Em primeiro lugar, ela está localizada no Palácio dos Campos Elíseos, um prédio histórico deslumbrante, que já serviu de residência oficial para o governador de São Paulo. Segundo, porque ela conta a trajetória de grandes empreendedores no Brasil, que ajudaram a construir a história de desenvolvimento do país. E terceiro, e uma das mais especiais razões, é que nesta edição a mostra contempla, além de 24 homens, a trajetória de oito mulheres que deixaram um legado para o Brasil. 

 

As mulheres são Veridiana Valéria da Silva Prado,  Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos, Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Dorina Nowill, Irmã Dulce e Waldisa Russio Camargo Guarnieri. Elas foram escolhidas por sua representatividade na história do país e para tirar a cortina da invisibilidade que cercam as mulheres que construíram um grande legado. 

 

Numa época, final do século 19 e meados do século 20, em que a presença empresarial era essencialmente masculina e as mulheres eram tratadas como seres de segunda categoria, encontramos histórias como a de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz que, após a morte do esposo Luiz de Queiroz, assume os negócios e é figura fundamental para a inauguração da escola agrícola que daria origem à Esalq/USP. “Ela era companheira de vida e de sonho de Luiz de Queiroz e teve uma contribuição marcante na construção dos futuros de Piracicaba”, destaca o professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e ex-reitor da Universidade, responsável pelo projeto. 

 

Além da história dessas mulheres, a exposição apresenta o crescimento e modernização da economia brasileira, com fotos, objetos históricos e recursos multimídia que leva os visitantes a uma verdadeira viagem no tempo. A mostra está dividida em cinco módulos. Cada um propõe uma pergunta, com o objetivo de provocar a reflexão sobre o empreendedorismo, como: “Qual a juventude mais desafiada: a do século anterior ou a que hoje se empenha na construção do futuro?” ou “Se você fosse um empreendedor, o que realizaria?” ou “Como estar à frente do seu tempo?” 

 

A exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil é inaugurada nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, e fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, com visitação de terça a domingo, das 10 às 17 horas, no Palácio dos Campos Elíseos (av. Rio Branco, 1.269, Centro). Gratuito. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3224-6953. Mais informações neste link.

 

*Alice Salvo Sosnowski, fundadora da consultoria O Pulo do Gato Empreendedor é jornalista, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores e startups com mais de 12 anos de atuação.