Artigos

Empreendedora a 14 anos, Ana Fontes decidiu partilhar, em seu primeiro livro, histórias, experiências e dados importantes

Ana Fontes lança livro que mostra panorama do empreendedorismo feminino no Brasil e conta histórias inspiradoras de mulheres da RME

Publicado em 15 de abril de 2022

Alagoana orgulhosa, Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, é uma pessoa simples, realista e esperançosa. Lutando a 12 anos, desde o primeiro post no antigo blog que deu origem a RME, pelo direito a informação, a capacitação e valorização da mulher empreendedora, ela finalmente lança hoje seu primeiro livro “Negócios: um assunto de mulheres”. 

A favor da desglamorização do empreendedorismo feminino, Ana reapresenta na obra a realidade desse ramo. Requisitada em diversos workshops, palestras e eventos sobre o assunto, a publicitária sempre leva dados atuais e diferentes nuances a serem discutidas sobre o meio. A desigualdade social perante as diversas mulheres, mas principalmente as negras e pardas, é um ponto recorrente entre as discussões que ela participa. 

Em seu livro, Ana proporciona uma leitura leve, sem deixar os tão importantes dados de lado. Falando para com um público de 25,8 milhões de mulheres empreendedoras, ela conta sobre o primeiro empreendimento, que não deu certo, a função de grupo como o W20, do qual ela é delegada, e traça o perfil da empreendedora brasileira, contando sobre suas motivações. 

Um dos pontos principais do livro é a seção que fala sobre um assunto temido entre as iniciantes e pouco adorado pelas mais experientes: finanças! Como Ana mesma já disse, cuidar de dinheiro não é um bicho de sete cabeças, mas é um momento necessário para saber se seu negócio está dando certo, onde é necessário investir e para conseguir sua independência financeira, objetivo da maioria das mulheres que estão no ramo. “O negócio próprio é um caminho para conquistar essa autonomia. Empreender, especialmente para a mulher, tem esse papel extremamente social”, fala Ana em um dos capítulos do livro.

Usando histórias reais e fictícias, Ana Fontes aproveitou para exemplificar situações que podem ocorrer com qualquer empreendedora e deu dicas de como enxergar oportunidades que podem cruzar o caminho dessas mulheres. E ainda falou sobre situações delicadas, como sociedade em família, tempo para empreender e para cuidar de si, e erros. Muitos erros. Todos os tipos de erros!

“O livro não é sobre a minha história. Ele é sobre as empreendedoras, os nossos desafios e as nossas forças, sobre como nós lidamos com as questões das mulheres”, contou Ana. Se interessou? Quer saber mais sobre essa potência que é o empreendedorismo feminino? Então adquira já o livro “Negócios: um assunto de mulheres“.

ARTIGO ESCRITO POR

https://rme.net.br/wp-content/uploads/2022/01/Rectangle-45-14-150x150.png

Formada em Jornalismo, seu Trabalho de Conclusão de Curso foi uma pesquisa crítica acerca do olhar que a grande mídia tem sobre corpos femininos negros e as narrativas sobre eles construídas. Apaixonada por conhecimento e curiosa para entender mais sobre o mundo, segue estudando sobre comportamento, colorismo e mídia.

Karina Souza Quenis Jornalista