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A importância de um conteúdo de qualidade dentro do YouTube

A plataforma pode ser de grande ajuda para empreendedoras que souberem usá-la O consumo de informação com o surgimento da internet mudou. O texto escrito deu espaço para os vídeos em plataformas como o YouTube – e também outros aplicativos do tipo, como Twitch, TikTok, entre outros -, que foi a pioneira desse formato. Atualmente, […]

Publicado em 24 de maio de 2024

A plataforma pode ser de grande ajuda para empreendedoras que souberem usá-la

O consumo de informação com o surgimento da internet mudou. O texto escrito deu espaço para os vídeos em plataformas como o YouTube – e também outros aplicativos do tipo, como Twitch, TikTok, entre outros -, que foi a pioneira desse formato. Atualmente, o aplicativo é referência quando o assunto é conteúdo digital; ele é capaz de oferecer diversidade para todos os tipos de público. Entretanto, justamente por conta desse grande alcance, a quantidade de empreendedoras abordando o mesmo assunto no Youtube é enorme, criando uma concorrência gigantesca. 

Então, como captar a atenção do seu público em um espaço com mais de 2 bilhões de usuários que navegam mensalmente na plataforma? A resposta é simples: criando um conteúdo de alta qualidade e valor. A diferença é que no atual cenário, oferecer esse tipo de informação para o seu público-alvo deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade básica para o seu negócio. 

Como criar um conteúdo relevante e de qualidade para o seu público-alvo?

1 – Defina o seu público

O primeiro passo para criar um conteúdo de valor no canal do YouTube da sua empresa é começar pelo básico, ou seja, comece sabendo quem são as pessoas que consomem seus produtos/serviços. Esse é um dos tópicos presentes na pesquisa de mercado, então, tire proveito dele. 

As dores, demandas, desejos e outros hábitos do seu público-alvo é o seu ponto de partida na hora de criar esse material. Saber do perfil e dos interesses da sua clientela já é meio caminho andado para a criação de conteúdo para o Youtube. 

2 – Faça uma pesquisa sobre as tendências do mercado 

Pesquisar sobre os assuntos mais comentados dentro do segmento da sua empresa também é outro aspecto que se pode usar como ponto de partida para a criação de material para a plataforma de vídeos. Além de fazer essa pesquisa mais geral na internet, não deixe de dar uma vasculhada nos perfis das empresas concorrentes. Avalie quais temas abordados por elas têm tido um bom engajamento. 

3 – Invista em bons equipamentos 

Sabemos que contratar uma empresa especializada para produzir esse conteúdo pode pesar no bolso da pequena/média empreendedora. Mas dentro da sua realidade, é essencial investir em equipamentos que interfiram direta e positivamente nos seus materiais visuais. 

Se ainda não pode comprar uma máquina fotográfica profissional, um celular com câmera já é de grande ajuda. 

A dica para complementar é investir em boa iluminação e microfone, já que os dos smartphones não tem tanta qualidade assim. 

4 – Seja amiga da consistência 

Na hora de criar conteúdo para o YouTube, sua única preocupação não deve ser apenas a qualidade. Manter uma constância de material te ajudará de várias formas. No ponto de vista estatístico, ter um cronograma sinaliza a plataforma que você é um canal confiável de conteúdo, o que aumenta seu alcance. 

Além, é claro, do fato que essa consistência também agrada seu público, que se mantém engajado. 

5 – Não se acomode e aprenda com os erros 

Ao mesmo tempo que a internet facilita a vida da pequena/média empreendedora, oferecendo muitas ferramentas gratuitas que ajudam a alavancar o negócio, o mundo digital é também muito volátil. Então, o que está fazendo sucesso hoje pode não causar a mesma comoção daqui uma semana. Sendo assim, é preciso estar sempre atento às mudanças desse universo para não ficar para trás e perder o engajamento que conquistou. 

O que se pode tirar de todas essas dicas é: não tenha medo de testar novos formatos e aprender com os erros. Atente-se ao tipo de material que funciona com o seu público e evite assuntos que não estão alinhados com a sua marca. O legal é que o próprio YouTube oferece uma ferramenta para a empreendedora acompanhar o desempenho dos vídeos e ajudar na otimização das novas criações. Então, use-a a seu favor!

ARTIGO ESCRITO POR

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Formada em Comunicação Social - Jornalismo, atua como redatora há 8 anos, tendo trabalhado em diversos sites, como Streamings Brasil e Mega Curioso. Apaixonada por shows, já cobriu vários espetáculos nacionais e internacionais. Atualmente Jéssica é Assistente de Comunicação na RME.

Jessica Naur Jornalista