A Essência do Afroempreendedorismo
Convidada para escrever no site da RME, a empreendedora Lívia Tereza Machado fala sobre ancestralidade no afroempreendedorismo
Publicado em 4 de julho de 2022
O ato de empreender é repleto de desafios ainda maiores para a mulheres negras. A base da economia brasileira é composta por essas mulheres que se desdobram para dar conta dos afazeres domésticos, cuidados dos filhos e muitas vezes de terceiros, e mesmo assim, arregaça as mangas e faz o seu melhor para tocar o seu negócio.
Os obstáculos históricos, econômicos, familiares e tantos outros não a impedem de seguir em frente. E, aquelas que conseguem alcançar patamares altos, não se esquecem das suas origens, e puxam para cima outras mulheres negras que ainda estão no início da jornada empreendedora mostrando que é possível.
A essência do afroempreendedorismo é humanidade, é ubuntu, que significa “Sou o que sou pelo que nós somos” e reforça a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento e a generosidade para que todas vençam na vida.
Chegar ao topo para uma mulher negra não representa apenas o seu sucesso pessoal, mas também a oportunidade de se colocar a serviço para contribuir na mudança de vida de outras mulheres negras para que estas se sintam capazes de realizar seus sonhos mais ousados.
Seja uma empreendedora coopera com o crescimento de outra empreendedora. O mundo precisa de mais mulheres ocupando espaços e transformando as suas vidas, a da sua família e a da comunidade em que vivem.
A sua generosidade pode mudar a vida de outra mulher!