7 dicas valiosas para vender mais e melhor em 2020
Começo de ano normalmente provoca a busca por novas ações para alcançar novos resultados. Se você estiver com essa inquietação e procurando fazer diferente para alcançar resultados positivos e melhores do que no ano passado, essas dicas são pra você: Segmente seu Cadastro de Clientes: Crie categorias que possam agrupar os interesses dos […]
Publicado em 14 de janeiro de 2020
Começo de ano normalmente provoca a busca por novas ações para alcançar novos resultados. Se você estiver com essa inquietação e procurando fazer diferente para alcançar resultados positivos e melhores do que no ano passado, essas dicas são pra você:
- Segmente seu Cadastro de Clientes:
Crie categorias que possam agrupar os interesses dos clientes e use essas categorias no cadastro deles. Por exemplo:
Porte: Pequeno, Médio ou Grande
Segmento: Saúde, Bem-estar, Varejo, Automobilístico, Tecnologia etc.
Melhor canal de contato: e-mail, WhatsApp, telefone, visita etc.
Interesse: Lançamentos, Promoções, Kits etc.
Adapte as categorias conforme seu negócio!
Seu cliente quer se sentir único e você pode fazer novos contatos oferecendo soluções direcionadas ao interesse dele. Vale a pena segmentar!
- Esteja interessada no Cliente:
Busque entender sobre as necessidades e porque ele precisa do seu produto ou serviço. Se você conhece e entende, pode ser a parceira ideal para a indicação de soluções e mais do que “uma” venda, você pode gerar a tão importante: venda recorrente!
E alinhada a dica 1, anote no cadastro, os interesses que você captar.
- Não se acomode. Estude:
Estude o seu segmento e outros que não são seus concorrentes diretos, mas que disputam a carteira do seu cliente contigo. A todo momento ele é bombardeado por estímulos que podem ativar sua necessidade e fazer com que ele deixe seu produto ou serviço para depois e compre o outro.
- Entenda sobre a jornada do cliente:
Qual o “caminho” que ele faz até encontrar seu produto ou serviço. O que ele buscava até chegar a você, qual o canal que ele acessou (telefone, site, redes sociais, amigos etc.) e calcule quantos clientes, percentualmente, o encontraram por cada canal. Isso ajudará você a focar a energia, ser mais efetiva e a melhorar alguma parte do processo que você utiliza hoje.
- Crie indicadores de sucesso:
Você precisa saber mais do que apenas o faturamento. Precisa saber “como” fatura e melhorar etapas que podem fazer você perder energia e dinheiro. Então controle indicadores como:
- Quantidade de novos clientes do mês
- Recompra
- Indicações
- Quantidade de clientes total
- Como ficou sabendo do seu trabalho (canais de indicação)
- Perda de clientes
- Ticket médio (valor gasto por cliente)
Adapte ao seu negócio!
- Engaje sua equipe e reconheça as atitudes que garantem a conquista de clientes:
Todos são responsáveis pelo sucesso. Então, seja transparente, divulgue os resultados e reconheça as melhores iniciativas aplicadas para a conquista e a manutenção dos clientes. Reconheça não só a equipe de vendas. Sugestões do financeira, da entrega, da recepção, do mkt digital, enfim, de todos, são importantes e podem ser reconhecidas porque melhoram a relação com o cliente.
- Esqueça o ditado: Amigos, amigos. Negócios à parte:
Isso não é verdade. Compramos de quem gostamos! Até na venda B2B (Business to Business) notamos isto. Vendemos para pessoas e conquistar sua confiança e proximidade, faz a diferença. Então, faça amigos, se interesse por esses amigos, fale sobre seus atendimentos e soluções que você entregou para outros clientes que tinham a mesma dificuldade dele, mantenha-se próxima e venda mais!
Gostou das dicas?
Então já comece o ano com atitudes que melhorem sua relação com a conquista de clientes e o impacto nos resultados. Boas vendas!
Marcela Quiroga
Empreendedora especialista em vendas, fundadora da plataforma Mulheres nas Vendas, Palestrante, Diretora da Rede Mulher Empreendedora e Mentora.
Profissional com mais de 30 anos de vivência na área de vendas.
Atuou 27 anos na Natura em São Paulo, Bahia e Sergipe, gerenciando equipes de venda e atendimento.