Noticias

Desafio da Braskem busca soluções para retirar odor de resinas recicladas

O projeto recebeu mais de 150 inscrições dos cinco continentes com ideias para a produção de resina pós-consumo de alta qualidade e sem cheiro   A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, lançou no ano passado uma parceria com a InnoCentive, uma plataforma global que incentiva […]

Publicado em 11 de julho de 2019

O projeto recebeu mais de 150 inscrições dos cinco continentes com ideias para a produção de resina pós-consumo de alta qualidade e sem cheiro

 

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, lançou no ano passado uma parceria com a InnoCentive, uma plataforma global que incentiva desenvolvimento de pesquisas, com o objetivo de retirar cheiro de resina reciclada. Foram 154 inscritos de todo o mundo, com 25 selecionados para a segunda fase e oito finalistas escolhidos para testes. Dois pesquisadores alemães apresentaram a melhor opção e receberam 30 mil dólares por seu desenvolvimento tecnológico.

 

A proposta do desafio vai ao encontro com o compromisso em Economia Circular da Braskem, divulgado em novembro de 2018, em que a empresa definiu oito iniciativas que contribuem com a cadeia do setor plástico para a indústria e sociedade, e que inclui no terceiro item: “Desenvolver ou apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas de coleta, triagem, reciclagem e recuperação de materiais, considerando o melhor equilíbrio dos impactos econômicos, sociais e ambientais”.

 

Dentro deste cenário, a petroquímica conduziu durante 2018 o desafio, visando desenvolver a cadeia de reciclagem do plástico. Foram realizados testes em laboratórios, tanto da Braskem como externos, em oito soluções apresentadas por pesquisadores inscritos no programa. A partir destas avalições, uma solução se destacou: trata-se de um processo que reduz o odor do resíduo sem diminuir as propriedades da poliolefina, ampliando o leque de possibilidades de aplicação do material.

 

“A parceria com a Innocentive foi um sucesso. Conseguimos atender a uma demanda interna e externa ao abrir para pesquisadores do mundo inteiro uma forma de colaborar com a reciclagem do plástico, permitindo identificar uma nova tecnologia, que desenvolvida em parceria com a Braskem, poderá impactar positivamente o mercado de reciclados. Estamos totalmente comprometidos em pesquisar e desenvolver soluções mais sustentáveis para a cadeia do plástico”, explica Fabiana Quiroga, diretora de Reciclagem e da Plataforma Wecycle.