Instituto RME, Invest Amazônia e ApexBrasil lançam o projeto Potência Amazônica em Belém do Pará
Com financiamento da Embaixada Britânica, o projeto visa fortalecer mulheres empreendedoras com foco em aceleração de negócios e preparação para mercados internacionais
Publicado em 2 de fevereiro de 2026
O Instituto Rede Mulher Empreendedora (Instituto RME), a Invest Amazônia e a ApexBrasil lançam o projeto Potência Amazônica – A criatividade do empreendedorismo feminino de Belém para internacionalização , iniciativa voltada ao fortalecimento da agenda econômica e dos direitos humanos de mulheres empreendedoras da economia criativa e da sociobioeconomia em Belém do Pará. O projeto conta com o financiamento da Embaixada Britânica e tem abertura de inscrições no próximo dia 02 de fevereiro.
Belém é um território estratégico para o desenvolvimento sustentável, reunindo biodiversidade, saberes tradicionais, identidade cultural e negócios liderados por mulheres. Apesar do alto potencial, muitas empreendedoras ainda enfrentam barreiras para acessar mercados estruturados e compreender caminhos possíveis de exportação e internacionalização. O Potência Amazônica nasce para responder a esse desafio, criando condições práticas para que essas mulheres ampliem sua visão estratégica e se aproximem de oportunidades concretas de crescimento.
Além de formação e mentoria, o projeto também se propõe a aproximar as empreendedoras de oportunidades já existentes de acesso a mercados internacionais, como os programas de internacionalização da ApexBrasil, estimulando o conhecimento, o interesse e a autonomia das participantes para que possam dar continuidade a essa jornada de forma estruturada e alinhada à realidade de cada negócio.
O projeto selecionará 15 mulheres empreendedoras residentes em Belém do Pará, com negócios em estágio inicial e atuação nos setores de gastronomia e alimentação, artesanato, biocosméticos e moda sustentável. A proposta não é garantir a exportação imediata, mas despertar interesse, ampliar repertório e fortalecer a autonomia das participantes para que avaliem, de forma consciente, a internacionalização como um caminho possível e sustentável.
A metodologia do Potência Amazônica inclui uma trilha online de aceleração, com 12 horas de carga horária distribuídas em seis oficinas focadas na preparação de negócios para exportação, além de duas mentorias coletivas e dois encontros presenciais de networking em Belém, promovendo conexões, fortalecimento de redes e aproximação com atores estratégicos do ecossistema.
“Belém é uma potência criativa, cultural e econômica. Com o Potência Amazônica, queremos apoiar mulheres que já empreendem com impacto, valorizando a biodiversidade, os saberes tradicionais e criando pontes para mercados nacionais e internacionais de forma sustentável”, afirma Ana Fontes, empreendedora social e fundadora do Instituto RME.