Artigos

WhatsApp e RME se uniram para impulsionar negócios liderados por mulheres em ativação na Avenida Paulista

Como parte da campanha “WhatsApp é Muito + Negócio”, o app WhatsApp Business e a Rede Mulher Empreendedora (RME) se uniram na Pequena Grande Feira do WhatsApp, uma instalação interativa que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. A iniciativa integrou a fase nacional da […]

Publicado em 18 de novembro de 2025

Como parte da campanha “WhatsApp é Muito + Negócio”, o app WhatsApp Business e a Rede Mulher Empreendedora (RME) se uniram na Pequena Grande Feira do WhatsApp, uma instalação interativa que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. A iniciativa integrou a fase nacional da campanha, que reforça o posicionamento do aplicativo como um aliado estratégico de empresas de todos os portes na preparação para a principal temporada de compras do varejo, da Black Friday ao Natal.

A ação buscou acelerar a maturidade digital de empreendedoras e empreendedores, apresentando, de forma prática e imersiva, como os recursos do app WhatsApp Business têm se consolidado como ferramentas essenciais de vendas, relacionamento e crescimento para negócios em todo o país.

Curadoria RME e representatividade empreendedora

A Rede Mulher Empreendedora, primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, foi responsável pela curadoria nacional de negócios com propósito. Foram selecionadas 30 empreendedoras de diferentes regiões, integrantes da comunidade RME, representando a força, diversidade e impacto social do empreendedorismo feminino brasileiro.

A ação contou com uma variedade de negócios, abrangendo a área da Moda e Acessórios (com fantasias, roupas pet, acessórios, crochê e peças esportivas), o setor de Beleza, Estética e Bem-Estar (incluindo serviços de beleza, cosméticos naturais e saboaria artesanal), a Gastronomia (massas italianas e confeitaria), e Serviços diversos, como Contabilidade, Consultoria Digital, Aluguel de Toalhas para Eventos, Limpeza de Estofados e Coworking de Saúde. Complementam essa lista a Papelaria Criativa e outros serviços artísticos como Tatuagens, Macramê e Gráfica.

Uma experiência sensorial e digital

Durante os três dias de evento, o público viveu uma experiência sensorial imersiva, com telas digitais que permitiam navegar por catálogos de produtos, perfis profissionais e exemplos reais de como o app WhatsApp Business funciona como uma vitrine virtual completa. Além disso, QR Codes com o contato das empreendedoras estavam disponíveis para que o público pudesse entrar em contato diretamente com elas durante a interação com a ação, ampliando ainda mais as oportunidades de conexão e visibilidade.

Visitantes interagiram com negócios selecionados e conheceram suas histórias e produtos/serviços. Das 30 empreendedoras participantes, 15 estiveram presencialmente na ativação, vivendo uma experiência intensa de troca, visibilidade e conexão. A presença de Valéria Almeida e Fábio Porchat tornou o momento ainda mais especial.

Resultados reais e inspiradores

Os impactos da ação já começaram a aparecer. Diversas participantes relataram novos contatos, oportunidades de parceria e até pedidos de clientes gerados a partir da visibilidade conquistada no evento.

“Eu AMEI participar, foi uma experiência incrível. Estou me esforçando para melhorar nas redes sociais e participar da ação me fez sentir mais confiante para seguir na minha caminhada.” — Andressa Hinkelmann, empreendedora da área da beleza.

Mesmo as empreendedoras que não puderam comparecer presencialmente foram amplamente representadas, com exibição de fotos, vídeos e ativações de seus negócios na instalação, além de forte engajamento nas redes.

Uma experiência que fortalece toda a comunidade

A presença da RME na Pequena Grande Feira do WhatsApp foi marcante. Ver o trabalho ganhando forma e as lojas das nossas empreendedoras ocupando um espaço tão simbólico quanto a Avenida Paulista trouxe emoção e reforçou o propósito que nos move: ampliar oportunidades e fortalecer mulheres empreendedoras em todo o Brasil.

A ativação reafirma que, quando tecnologia e impacto social caminham juntas, quem ganha é o ecossistema empreendedor, especialmente as mulheres que transformam suas realidades e comunidades por meio dos seus negócios.

Da Redação