Festival RME 2025 consolida a “Cidade das Empreendedoras” como hub de experiências e serviços
Marcas se reúnem em um ecossistema de conteúdo e serviços para empreendedoras, com ativações que vão de instalações de conscientização a vouchers de mobilidade
Publicado em 30 de setembro de 2025

Antes mesmo de a programação começar, a edição 2025 do Festival Rede Mulher Empreendedora (RME) já deixa clara a aposta das marcas: presença com propósito, inteiramente pensada para guiar o caminho da mulher dentro da “Cidade das Empreendedoras”. Para além do conteúdo que será dado por mais de 100 especialistas e empresárias, entre as estações e em volta do coreto dessa nova vila, a ser construída no pavilhão 4 do São Paulo Expo, nasce um lugar de diferentes oportunidades e experiências para as participantes.
A Vibra, por exemplo – maior plataforma multienergia do país – apresenta uma versão pocket da “Loja de Inconveniência”, instalação imersiva que ressignifica a estética das lojas de conveniência para sensibilizar a sociedade sobre o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nas prateleiras são exibidos dados reais, embalagens redesignadas e cenários sensoriais que despertam reflexão e incentivam a denúncia pelo Disque 100. Além disso, a companhia reforça sua mobilização pela causa por meio do apoio ao Movimento Violência Sexual Zero, iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta, que já engajou mais de 190 empresas parceiras.
A arquitetura do Festival foi desenhada para que as marcas ocupem pontos estratégicos da jornada: cada uma das quatro salas de conteúdo (Negócio, Futuro, Conexão e Impulso) viraram “Estações” da cidade e foram adotadas por patrocinadores: InfinitePay na Estação Negócio, Banco do Brasil na Estação Futuro, FINEP na Estação Conexão e a própria Rede Mulher Empreendedora na Estação Impulso — configurando espaços de conhecimento e debate.
Em uma das ativações, a InfinitePay realizará o workshop “IA na Prática para Empreendedoras”, que mostra como a Inteligência Artificial pode ser parceira diária para simplificar tarefas, economizar tempo e impulsionar vendas.
No corpo do evento, as ativações assumem formatos distintos, mas complementares. O Banco do Brasil será anfitrião da feira de produtos e negócios, com curadoria e participação de cerca de 40 empreendedoras; o Itaú Mulher Empreendedora assina a plateia da plenária (palco principal); Pluxee coordena as salas de mentoria; Apex e o banco BV leva ao seu estande de conteúdo prático nomes como Dina Prates. Movimentos que combinam alcance e autoridade com oportunidade.
A mobilidade também vira produto de ativação: Mercedes-Benz disponibiliza vans para conectar a Estação São Judas do Metrô ao São Paulo Expo; aplicativos e plataformas de mobilidade e viagem — Uber, 99, Clickbus e FlixBus — entram com cupons e códigos promocionais para facilitar o deslocamento; e companhias como United Airlines participam com prêmios e a Rumo traz toda a importância da logística para os negócios. Essas iniciativas mostram que, além de investir em conteúdo, as marcas investem em melhorar a jornada, removendo atritos para a audiência chegar e sair com tranquilidade.
Entre as iniciativas dos apoiadores que reforçam a experiência do público estão ações que passam pela comunicação e pelo acolhimento: o Metrô de São Paulo fará divulgação nas telas digitais da Linha Azul; Vinhos 120 da Santa Rita oferece degustação na Sala VIP; a Folha de S. Paulo disponibiliza três meses grátis de assinatura; o Terra fará a transmissão ao vivo do palco principal; Printi cuida de materiais a serem distribuídos às participantes; Eletromidia fará divulgação em espaços corporativos de São Paulo; e a do bem distribuirá sucos de fruta sem conservantes no espaço Kids. Essas frentes ajudam a compor um ambiente que mistura utilidade, visibilidade e experiência de marca.
Segundo Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, para marcas e agências, a edição 2025 funciona como um laboratório de modelos de ativação híbrida: experiências que mesclam branding, utilidade imediata (cupons, crédito, logística) e pauta social (instalações, tradução em libras, serviços de saúde e bem-estar). “A ‘Cidade das Empreendedoras’ deixa claro que a contemporaneidade das ativações não está só no tamanho do estande, mas na capacidade de entregar relevância durante e depois do evento”, explica a executiva.
O Festival RME 2025 tem realização da Rede Mulher Empreendedora e Instituto RME e conta com o patrocínio de: Banco do Brasil, Finep, Sebrae, Instituto Rumo – da Rumo S. A. – e InfinitePay – plataforma de serviços financeiros da CloudWalk – como patrocinadores Diamante; Itaú Mulher Empreendedora, banco BV e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil como patrocinadores Ouro; enquanto a Coca-Cola, Pluxee, Porto, iFood e Itaipu Parquetec integram a categoria Prata.
Alguns parceiros institucionais já estão confirmados também, com destaque para Vibra, Banco Cora, Mercedes-Benz Vans & Cars, Seguros Unimed, Uber, 99, Clickbus, FlixBus, United Airlines, Tree Diversidade, Interpress, Muskinha, Libresse, Instituto Buddha Spa, além de apoiadores como Vinhos 120 – Santa Rita, Eletromidia e Metrô de São Paulo.
Em 2025, o Festival RME ganha um marco especial: sua realização ainda contará com apoio da Lei Rouanet, o maior instrumento de fomento à cultura no Brasil. As atrações culturais em breve serão divulgadas.