USP abre inscrições para cursos online gratuitos de programação para meninas e professoras
Interessadas podem se inscrever até o dia 31 de maio; aulas acontecerão sempre aos sábados, das 14 às 17 horas.
Publicado em 20 de maio de 2025

Duas iniciativas da Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas para cursos online gratuitos de programação, voltados exclusivamente para quem se identifica com os gêneros feminino ou não-binário. Os projetos fazem parte das ações de inclusão e diversidade promovidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos.
Cursos gratuitos de programação da USP
Os cursos Meninas Programadoras e Professoras Programadoras têm início no dia 1º de julho e serão realizados aos sábados, das 14h às 17h, de forma online, por meio das plataformas Google Classroom e Google Meet. Para participar, basta ter um computador com acesso à internet. Quem comparecer a pelo menos 75% das aulas recebe certificado de conclusão da USP.
1. Curso Meninas Programadoras – 150 vagas
Voltado para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio, esse curso ensina programação com linguagem Python, com foco no desenvolvimento de projetos web e mobile, promovendo diversidade e inclusão na tecnologia.
📅 Período: 1º de julho a 1º de outubro
🔗 Inscrições: https://icmc.usp.br/e/6ae9f
2. Curso Professoras Programadoras – 30 vagas
Destinado a professoras da educação básica, este curso oferece uma introdução à linguagem Python e também ensina ferramentas como Scratch e OctoStudio, com o objetivo de que as educadoras levem esse conhecimento para sala de aula.
📅 Período: 1º de julho a 30 de setembro
🔗 Inscrições: https://icmc.usp.br/e/9adb9
O prazo final para se inscrever é 31 de maio. O resultado da seleção será enviado por e-mail para as candidatas.
Coordenação e idealização dos cursos
Os cursos são coordenados pela professora Bruna Carolina Rodrigues da Cunha, com idealização da professora sênior Maria da Graça Campos Pimentel, ambas do ICMC-USP. As iniciativas já certificaram mais de 1.700 estudantes da educação básica e mais de 100 educadoras, sendo reconhecidas nacionalmente por sua contribuição à educação inclusiva em tecnologia.
Atualmente, ambos os cursos fazem parte de um projeto maior apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), coordenado pela professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, e integram uma rede de 34 propostas de instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil.
Mais informações:
🔗 meninasprogramadoras.icmc.usp.br
🔗 professorasprogramadoras.icmc.usp.br