Artigos

RME Acelera bate recorde de impactadas em 2024 e traz novidades para as participantes

Criado em 2018 para apoiar empreendedoras em seus negócios em estágios  diversos, com conhecimento e conexões essenciais, o projeto impactou 67 mulheres em 2024 O RME Acelera, iniciativa da Rede Mulher Empreendedora, é um programa de aceleração gratuito e equity free focado na inclusão de mulheres no ambiente de tecnologia e inovação. O Acelera facilita […]

Publicado em 3 de outubro de 2024

Criado em 2018 para apoiar empreendedoras em seus negócios em estágios  diversos, com conhecimento e conexões essenciais, o projeto impactou 67 mulheres em 2024

O RME Acelera, iniciativa da Rede Mulher Empreendedora, é um programa de aceleração gratuito e equity free focado na inclusão de mulheres no ambiente de tecnologia e inovação. O Acelera facilita a conexão com o ecossistema e possíveis investidores, e bateu seu recorde de mulheres impactadas em 2024, totalizando 67 negócios selecionados. 

As 67 fundadoras dos negócios selecionados estão espalhadas por 15 estados do Brasil, com maior concentração em São Paulo. Elas refletem igualmente a diversidade e a força do empreendedorismo feminino no país. Com idade média de 40 anos, 55% delas são mães, e 40% se identificam como pretas ou pardas, evidenciando o compromisso do programa com a inclusão. Além disso, 55% possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado, e 75% dedicam-se integralmente aos seus negócios, demonstrando alta qualificação e foco no crescimento desses negócios.

O RME Acelera já foi trampolim para várias startups notáveis, como: 

  • Scotto: Central de relacionamento com o cliente 100% remota e flexível.
  • Vittude: Serviço de saúde mental digital conectando psicólogos e clientes.
  • Vivmais: Soluções de atendimento à saúde domiciliar para a população idosa.
  • Sante Science: pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos à base de grãos do processo cervejeiro..

Esses exemplos evidenciam a diversidade e o impacto do Acelera, que é capaz de ajudar a transformar negócios de sucesso. 

No entanto, o desafio de seguir apoiando mulheres ainda é grande no cenário brasileiro, segundo o estudo “Female Founders Report 2021”, realizado pela Distrito em parceria com a Endeavor e a B2Mamy, a disparidade de gênero no empreendedorismo é gritante, com o número de startups fundadas por homens sendo 20 vezes maior do que as criadas por mulheres. A pesquisa revelou que apenas 4,7% das startups brasileiras são fundadas exclusivamente por mulheres, evidenciando um desafio significativo para ampliar a participação feminina no ecossistema de inovação e tecnologia.

Novo Formato do RME Acelera 2024 

O programa RME Acelera deste ano está comprometido com a mudança desse cenário, buscando impulsionar negócios liderados por mulheres para ingressarem nesse mercado. Nesta edição, selecionamos negócios que ainda não se enquadram como startups, mas que possuem potencial tecnológico e inovador. O objetivo é aproximar as empreendedoras da nossa rede, potencializando suas ideias e oferecendo o suporte necessário para transformar essas iniciativas em startups tecnológicas, criando oportunidades de inovação e crescimento no ecossistema.

O programa começou no segundo semestre deste ano trazendo melhorias para auxiliar ainda mais as mulheres em suas respectivas jornadas com seus empreendimentos. Com uma nova estrutura, agora o Acelera será dividido em duas jornadas: Academy e Ecosystem. 

Na Jornada Academy, as empreendedoras passarão por uma capacitação para entender o universo das startups, além de conhecerem mais a fundo os modelos de negócios tecnológicos e escaláveis. Esta parte do processo inclui mentorias coletivas, workshops temáticos e sessões práticas, proporcionando uma experiência enriquecedora e imersiva para aquelas que buscam transformar ideias em projetos tecnológicos robustos. Nesta jornada serão quase 40 negócios com potencial tecnológico, e o papel do programa é oferecer suporte específico para levar essas soluções a um nível mais avançado e, futuramente, rentável. 

Já na Jornada Ecosystem, o foco é a expansão e a profissionalização das startups selecionadas, ofertando workshops avançados, mentorias individuais, sessões de pitch e eventos de networking. O principal objetivo nesta parte é auxiliar as empreendedoras a evoluírem com seus negócios, ajudando elas a navegarem de forma assertiva no ecossistema e as fazendo aproveitarem todas as oportunidades disponíveis. A meta é apoiar 30 fundadoras, fortalecendo seus negócios e conectando-as com investidores e outros players relevantes. 

A nova configuração do programa reflete a necessidade de evolução do ecossistema de startups e o compromisso em oferecer maior suporte ao empreendedorismo feminino neste ramo. Com o RME Acelera, cada etapa é uma oportunidade para as empreendedoras crescerem, inovarem e alcançarem novos patamares em seus empreendimentos e construírem uma rede de apoio. É grande a expectativa para ver o impacto dessas iniciativas e como as participantes poderão moldar o futuro das startups  no Brasil. 

Apoiadores de RME Acelera

O sucesso do Acelera é sustentado por uma rede robusta de parceiros e apoiadores que têm sido fundamentais para o crescimento e sucesso das startups. Entre eles, destacam-se We Impact, Anjos do Brasil, ACE Ventures, Canary, Antler, Sororitê, Ibrawork, MIA, Latittud, Silêncio ao Silício, Plug and Play e BMA. Esses parceiros contribuem significativamente com mentoria, networking e oportunidades valiosas, apoiando diretamente as empreendedoras em suas jornadas.

O Futuro

Após impactar 67 mulheres e seus respectivos negócios, as expectativas estão altas para colocar essa nova roupagem do projeto em ação. O novo formato vem com o objetivo de otimizar ainda mais a inclusão das mulheres fundadoras de startups no país. Cada etapa com o Acelera é uma oportunidade para inovar, crescer e capacitar mulheres no ramo da tecnologia e inovação. Saiba mais sobre o acelera aqui

Leia também: Menopausa: Preparando-se para uma Transição Saudável e Positiva

ARTIGO ESCRITO POR

https://rme.net.br/wp-content/uploads/2024/04/Mask-group-2024-04-02T135244.953.png

Formada em Comunicação Social - Jornalismo, atua como redatora desde 2016, tendo trabalhado em diversos sites, como Streamings Brasil e Mega Curioso. Apaixonada por shows, já cobriu vários espetáculos nacionais e internacionais. Atualmente Jéssica é Assistente de Comunicação na RME.

Jessica Naur Jornalista