Elas Empreendem: Uma iniciativa para impulsionar o empreendedorismo feminino no Brasil
Presidente Lula assina decreto em prol de uma estratégia nacional para o setor No último dia 11/04, o presidente Lula assinou o Decreto 11.994/2024, que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino: Elas Empreendem. Para além da Estratégia Nacional, o Decreto institui igualmente o Comitê de Empreendedorismo Feminino, um órgão do tipo consultivo que tem […]
Publicado em 7 de maio de 2024
Presidente Lula assina decreto em prol de uma estratégia nacional para o setor
No último dia 11/04, o presidente Lula assinou o Decreto 11.994/2024, que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino: Elas Empreendem.
Para além da Estratégia Nacional, o Decreto institui igualmente o Comitê de Empreendedorismo Feminino, um órgão do tipo consultivo que tem o objetivo de propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino.
‘’No Brasil, atualmente, quase metade dos pequenos negócios são liderados ou co-liderados por uma mulher. Essas mulheres não têem apoio, têm acesso a capital diferente dos homens e a maioria empreende por necessidade. Então, ter uma política como essa é uma grande oportunidades para elas’’, disse Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do IRME, que esteve diretamente envolvida na fomentação do decreto.
De caráter intersetorial, o Elas Empreendem tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino como uma ferramenta de inclusão social, fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo de impacto socioambiental, disseminação de redes de apoio ao empreendedorismo feminino e incentivo à inovação, tecnologia e promoção de inclusão digital, assim como outros objetivos constantes do decreto.
A conquista veio por meio do engajamento conjunto entre sociedade civil e governo, onde os objetivos e diretrizes foram pensados de forma colaborativa.