Um olhar sobre a 2ª edição do Potências Negras – Conexões Necessárias para Viabilizar Vez e Voz
Evento aconteceu no último dia 19, em São Paulo No dia 19 de abril, por iniciativa da Comissão de Combate às Desigualdades do Conselhão (CDESS) e da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo, ocorreu a 2ª edição do Potências Negras – Conexões Necessárias para Viabilizar Vez e Voz. O evento começou com a intervenção artística […]
Publicado em 29 de abril de 2024
Evento aconteceu no último dia 19, em São Paulo
No dia 19 de abril, por iniciativa da Comissão de Combate às Desigualdades do Conselhão (CDESS) e da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo, ocorreu a 2ª edição do Potências Negras – Conexões Necessárias para Viabilizar Vez e Voz.
O evento começou com a intervenção artística de Dirce Thomaz. Com sua voz e expressão corporal potentes, tratou de dilemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade brasileira, fazendo mesmo um anúncio-síntese do que viria na sequência do encontro: a persistência das inequidades e violência que a população negra experimenta precisam de respostas de toda a sociedade, e para isso é necessário e urgente o debate público, dar vez e voz àqueles que querem somar e pensar caminhos para a efetiva inclusão de pretos e pretas em todas as esferas da sociedade.
Por meio da recuperação de suas trajetórias, as conselheiras Ana Fontes, Rosangela Hilario, Mônica Veloso e Alcielle dos Santos tocaram em pontos centrais para essa inserção – acesso a crédito e aos espaços de tomadas de decisão, direito ao trabalho, dentre outros –, antecipando, assim, algumas das questões que informariam as discussões dos Grupos de Trabalho que ocorreram na segunda parte do encontro, que abordaram temas como políticas públicas de reparação, a presença de negros e, principalmente, negras em espaços institucionais – com o acadêmico e judiciário – e igualdade racial.
A potência do encontro foi justamente ter dado vez e voz a pessoas negras com experiências e trajetórias diversas para discutir ações efetivas para o combate às desigualdades raciais.