5 dicas para fomentar a autoestima empreendedora dentro de você!
Vem conferir essas dicas infalíveis da Amanda Momente, referência em produção no mercado plussize e animadíssima de carteirinha
Publicado em 19 de setembro de 2022
FAÇA AS PAZES COM VOCÊ MESMA
Para tudo que você estiver fazendo AGORA e faça as pazes com você mesma! Que loucura isso né, mas é mágico. Pode se dar aquele tapinha nas costas e dizer que tá tudo bem! Nós, mulheres, nos cobramos uma perfeição que é desnecessária, com tantas tarefas para realizar, respeitar os próprios limites é uma arte hoje em dia. A caminhada empreendedora é solitária, então faça dessa jornada gratificante para você mesma e, quando errar, não seja “julgadora”. Vai dar tudo certo no final, vai por mim!
CELEBRE O DIA DE HOJE
Nós estamos sempre focadas em alcançar nossos sonhos e dominar o mundo, mas se você não valorizar suas pequenas conquistas, não tem autoestima que dê conta a longo prazo.
Sabe aquela venda com lucro que você fez hoje, aquela reportagem que você saiu, aquele post que a blogueira fez e te marcou ou aquela tarefa que você conseguiu concluir depois de tanto procrastinar?!? Entãooo mulher, COMEMOREEEEEEE e sem peso na consciência!
Se proporcione pequenos momentos de celebração, seja com um café da tarde com os filhos, aquele vinho que você abriu para tomar uma (ou duas, rs) taça sozinha ou um jantar no rodízio japonês que você queria há meses. Sozinha ou acompanhada, não deixe de contemplar esse momento de conquista. Pequenas chancelas de validação do nosso trabalho é onde vemos que nós estamos no caminho certo e nos dá autoestima e força para seguir.
A SUA AGENDA TEM 24 HORAS, NÃO 100
Para quê colocar tanta coisa na agenda do dia se é impossível fazer?! Se colocar mais coisas do que você consegue executar, no final do dia vai dar aquela sensação de frustração e sensação que o dia não foi produtivo. Seja no papel de pão, na agenda tradicional ou eletrônica, planeje! Mas seja realista com a sua rotina e com você mesma.
A agenda é feita para auxiliar o nosso dia a dia e não ao contrário.
Se você tem que levar e buscar o filho na escola todos os dias, coloque na sua agenda. Você não vai conseguir fazer mais que isso nesses horários. Coloque todos seus compromissos fixos na sua programação primeiro e depois distribua as demandas conforme a sua necessidade e flexibilidade de agenda. NADA é para sempre, então se passar um tempo e você ver que a rotina não está funcionando, mude a agenda e comece de novo. Afinal, somos mulheres de fases né?! Mas sem se julgar hein?!
ASSUMA SUAS HABILIDADES
Escreve aí agora 5 coisas que você é muito boa e 5 coisas que você não é.
Assume e se aproprie de todas as competências que você tem sem pensar que vai ser prepotente, se você é fod* em alguma coisa, você é e pronto. Vai lá e atualiza o seu LinkedIn e comece a contar para todo mundo suas principais habilidades, vai que tem alguém precisando de você.
Agora as 5 coisas que você não é, sabe o que você faz com elas? Decide o que você quer aprender, o que é necessário e o que você quer delegar. Nós não precisamos saber de tudo, nós precisamos ter amigas que saibam.
SEJA APAIXONADA POR PESSOAS
Vai pra ruaaaaa, mulher, vai fazer contatos, conhecer pessoas, saber a história delas e procurar parcerias que possam complementar seu negócio. Esteja presente em eventos quando possível. Seja no online ou presencial, faz muita diferença no mundo dos negócios.
Seja a garota propaganda do seu negócio e não tenha vergonha não tá?! As pessoas precisam saber com o que você trabalha para saber com quem podem te conectar.
Mulher faz negócio sim, então procure uma rede de apoio segura que você vai poder recorrer e pedir uma ajudinha quando precisar. Ter um grupo de amigas de negócios é bom demais! Assim você vai se sentir mais segura e menos sozinha.
Essas dicas são algumas que eu pratico sempre no meu dia a dia para manter minha autoestima empreendedora lá em cima! Sabemos que não é fácil, mas é um exercício diário de evolução. Nos dias “ruins” coloque a sua roupa favorita, faça uma maquiagem (do seu jeito) e arrase na rua ou no home office mesmo. Não deixe aquela roupa que você gosta para um dia especial, vai que aquele é o dia especial!
Fez sentido para você? Compartilha com as amigas e vem me contar o que achou!
Grande Beijo,