Empreender faz parte da aprendizagem humana
Convidada para escrever no site da RME, a empreendedora Rita Puosso fala sobre criatividade empreendedora
Publicado em 11 de julho de 2022
Quando se pensa criar um projeto empreendedor é necessário planejamento, para evitar muitas falhas e evitar gastos desnecessários que podem atrapalhar a sustentabilidade do empreendimento. Empreender com criatividade pode ser uma boa solução. Sair do automático!
A empreendedora geralmente trabalha com a criatividade, às vezes sem cuidar para a temática de um mundo mais sustentável, onde o empreendedorismo é um fenômeno dos últimos tempos que proporciona geração de emprego e renda e que pode ser estimulado na escola e nas famílias desde as séries iniciais e os primeiros anos de vida.
Somos criativas desde muito pequenas, desde o momento onde invadimos a cozinha e para brincar transformamos uma tampa de panela em um volante de automóvel, um pouco de algodão em um bichinho de pelúcia, uma colher de sopa em um carrinho.
O empreendedorismo nos acompanha e faz parte do universo infantil, quando somos motivados a olhar, pegar, mexer, testar, recortar, colar, pintar, montar, jogar, etc.
Creio que temos que buscar soluções, mas muito além de soluções, incentivarmos a criatividade e um olhar para o empreendedorismo, baseado no tripé da sustentabilidade, ou seja, o SOCIAL, o AMBIENTAL e o ECONÔMICO.
Precisamos de um mundo melhor, porém precisamos formar seres humanos mais conscientes e acredito na proposta da UNESCO, dos quatro pilares da educação, a saber:
a. Aprender a conhecer.
b. Aprender a fazer.
c. Aprender a conviver.
d. Aprender a ser, essencial e que integra os itens a, b e c.
Crianças na faixa etária dos 3 aos 10 anos de idade sentem-se realizadas ao produzir algo, querem mostrar, dizer que foram elas que fizeram e esse comportamento típico dessa faixa etária precisa ser tratado com um olhar atento, uma escuta ativa dos pais e equipe escolar, para estimular nas crianças atitudes que busquem nos ambientes que frequenta oportunidades de colocar a mão na massa e se tornar adultos empreendedores que entendam que a atividade empreendedora precisa:
• Mobilizar o conhecimento.
• Despertar o interesse e a criatividade.
Pessoas criativas, criam mais, se adaptam as necessidades, superam as dificuldades e criam projetos empreendedores incríveis!