90% das empresas brasileiras usam o WhatsApp como principal canal de comunicação
O aplicativo já totaliza quase 3 milhões de usuários no mundo Com mais de 3 milhões de usuários no mundo, o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, se tornou uma ferramenta essencial de comunicação dentro de empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Panorama Vendas, realizada em conjunto pela TOTVS, RD […]
Publicado em 12 de junho de 2024
O aplicativo já totaliza quase 3 milhões de usuários no mundo
Com mais de 3 milhões de usuários no mundo, o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, se tornou uma ferramenta essencial de comunicação dentro de empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Panorama Vendas, realizada em conjunto pela TOTVS, RD Station e Tallos, 86% das companhias utilizam o aplicativo como principal canal de vendas. Entretanto, apesar da alta aderência, o levantamento expõe igualmente os desafios a serem superados em prol de profissionalizar a plataforma.
Enquanto apenas 21% das empresas integraram o WhatsApp ao CRM, 80% delas não contam com um processo estruturado para registrar as informações das conversas. Uma simples mudança nesse cenário acarretaria para a instituição um aumento de até 27% nas vendas e um atendimento 225% mais rápido. Isso, dentro de 12 meses, representa para a empresa uma mudança colossal, positivamente falando. Claro que às vezes nem tudo está ao alcance de pequenas empreendedoras, como fazer a integração do aplicativo com o CRM, por exemplo. Mas isso não quer dizer que essas mulheres não podem utilizar outros pontos interessantes trazidos pela ferramenta.
Dicas de como otimizar o Whatsapp para vendas
1 – Tire proveito das ferramentas de automação oferecidas pelo WhatsApp
A primeira dica para você começar a otimizar o uso do Whatsapp no setor de vendas da sua empresa é utilizando as ferramentas de automação oferecidas pelo próprio aplicativo, como a extensão para CRM, Botão do Whatsapp e mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas para os clientes. Parece que não, mas essas automações deixam o dia a dia da empreendedora mais prático.
E se por um acaso sua empresa já conta com uma equipe de vendas, a utilização da ferramenta dá a possibilidade deles dedicarem esse tempo aos processos mais estratégicos.
2 – Faça a integração do aplicativo com o CRM
Caso possível, integre o WhatsApp com o CRM. Ao fazer isso, você centraliza as informações dos clientes em um único lugar, o que facilita o acompanhamento do histórico de conversas e a criação do perfil completo da audiência.
3 – Crie uma forma de registrar informações
Se estiver dentro do seu alcance como pequena empreendedora, elabore um esquema para registrar as informações que são enviadas e recebidas pelo aplicativo. Com isso você pode, por exemplo, definir quais as informações dentro de uma conversa no WhatsApp serão registradas pelo CRM e como elas serão usadas para qualificar aquela pessoa como uma lead, para fortalecer laços com os clientes e para acompanhar o progresso das vendas.
4 – Envio de catálogo
Outro aspecto em que é possível usar o WhatsApp ao seu favor é utilizando o meio de comunicação para envio do seu catálogo de produtos/serviços. O uso da plataforma para vendas, atualmente, é bastante comum. Aproveite o formato para incluir o máximo possível de informações e links clicáveis.
5 – Informações comerciais
Informações como horário de atendimento, dias que você atende, se existe ou não uma loja física, etc, podem ser adicionadas ao perfil comercial da sua empresa no WhatsApp.
6 – Acompanhe os resultados
Para que o WhatsApp realmente se torne uma ferramenta que ofereça resultados positivos em suas vendas é preciso acompanhar as métricas de desempenho do aplicativo, o que inclui taxa de abertura das mensagens, tempo de resposta e taxa de conversão. Analisar todos esses parâmetros é primordial para identificar em quais aspectos é preciso fazer melhorias e como é possível otimizar a estratégia de vendas.
Incluir o WhatsApp nas ferramentas do dia a dia de uma empresa não só aumenta o potencial de vendas, como ainda fortalece o relacionamento e a imagem da companhia entre os clientes, um cenário positivo para qualquer negócio.