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7 dicas valiosas para vender mais e melhor em 2020

Começo de ano normalmente provoca a busca por novas ações para alcançar novos resultados. Se você estiver com essa inquietação e procurando fazer diferente para alcançar resultados positivos e melhores do que no ano passado, essas dicas são pra você:     Segmente seu Cadastro de Clientes: Crie categorias que possam agrupar os interesses dos […]

Publicado em 14 de janeiro de 2020

Começo de ano normalmente provoca a busca por novas ações para alcançar novos resultados. Se você estiver com essa inquietação e procurando fazer diferente para alcançar resultados positivos e melhores do que no ano passado, essas dicas são pra você:

 

 

  • Segmente seu Cadastro de Clientes:

Crie categorias que possam agrupar os interesses dos clientes e use essas categorias no cadastro deles. Por exemplo: 

Porte: Pequeno, Médio ou Grande

Segmento: Saúde, Bem-estar, Varejo, Automobilístico, Tecnologia etc.

Melhor canal de contato:  e-mail, WhatsApp, telefone, visita etc.

Interesse:  Lançamentos, Promoções, Kits etc.

Adapte as categorias conforme seu negócio!

Seu cliente quer se sentir único e você pode fazer novos contatos oferecendo soluções direcionadas ao interesse dele. Vale a pena segmentar!

 

 

  • Esteja interessada no Cliente:

Busque entender sobre as necessidades e porque ele precisa do seu produto ou serviço. Se você conhece e entende, pode ser a parceira ideal para a indicação de soluções e mais do que “uma” venda, você pode gerar a tão importante: venda recorrente!

E alinhada a dica 1, anote no cadastro, os interesses que você captar.

 

 

  • Não se acomode. Estude:

Estude o seu segmento e outros que não são seus concorrentes diretos, mas que disputam a carteira do seu cliente contigo. A todo momento ele é bombardeado por estímulos que podem ativar sua necessidade e fazer com que ele deixe seu produto ou serviço para depois e compre o outro.

 

 

  • Entenda sobre a jornada do cliente:

Qual o “caminho” que ele faz até encontrar seu produto ou serviço. O que ele buscava até chegar a você, qual o canal que ele acessou (telefone, site, redes sociais, amigos etc.) e calcule quantos clientes, percentualmente, o encontraram por cada canal. Isso ajudará você a focar a energia, ser mais efetiva e a melhorar alguma parte do processo que você utiliza hoje.

 

 

  • Crie indicadores de sucesso:

Você precisa saber mais do que apenas o faturamento. Precisa saber “como” fatura e melhorar etapas que podem fazer você perder energia e dinheiro. Então controle indicadores como:

  • Quantidade de novos clientes do mês
  • Recompra
  • Indicações
  • Quantidade de clientes total
  • Como ficou sabendo do seu trabalho (canais de indicação)
  • Perda de clientes
  • Ticket médio (valor gasto por cliente)

Adapte ao seu negócio!

 

 

  • Engaje sua equipe e reconheça as atitudes que garantem a conquista de clientes:

Todos são responsáveis pelo sucesso. Então, seja transparente, divulgue os resultados e reconheça as melhores iniciativas aplicadas para a conquista e a manutenção dos clientes. Reconheça não só a equipe de vendas. Sugestões do financeira, da entrega, da recepção, do mkt digital, enfim, de todos, são importantes e podem ser reconhecidas porque melhoram a relação com o cliente.

 

 

  • Esqueça o ditado:  Amigos, amigos. Negócios à parte:

Isso não é verdade. Compramos de quem gostamos! Até na venda B2B (Business to Business) notamos isto. Vendemos para pessoas e conquistar sua confiança e proximidade, faz a diferença. Então, faça amigos, se interesse por esses amigos, fale sobre seus atendimentos e soluções que você entregou para outros clientes que tinham a mesma dificuldade dele, mantenha-se próxima e venda mais!

 

 

Gostou das dicas?

Então já comece o ano com atitudes que melhorem sua relação com a conquista de clientes e o impacto nos resultados. Boas vendas!

 

 

Marcela Quiroga

Empreendedora especialista em vendas, fundadora da plataforma Mulheres nas Vendas, Palestrante, Diretora da Rede Mulher Empreendedora e Mentora.

Profissional com mais de 30 anos de vivência na área de vendas.

Atuou 27 anos na Natura em São Paulo, Bahia e Sergipe, gerenciando equipes de venda e atendimento.