/>

Dona Della: Entre parcerias e desafios, Angelita e Osana continuam expandindo seus negócios

O propósito da Rede Mulher Empreendedora como a maior plataforma de empreendedorismo feminino do Brasil é oferecer oportunidades através de capacitações, nos mais diversos lugares do país. Foi assim que surgiu o programa Dona Della, uma parceria com a Bracell, multinacional produtora de celulose que está em expansão no interior de São Paulo. Com objetivo de mapear e auxiliar o crescimento de negócios liderados por mulheres, o projeto é direcionado para os municípios de Lençóis Paulista e Macatuba. Hoje, duas mulheres que encontraram inspiração no programa compartilham suas histórias.

 

Angelita Rochetti, 34 anos, administradora por formação, quando tornou-se mãe solteira, sentiu que precisava se tornar financeiramente independente. Foi neste momento que ela resolveu realizar um sonho antigo do seu pai: abrir uma padaria. Com um espaço próprio já garantido, ela abriu uma sociedade com sua irmã e começou a construir, aos poucos, esse negócio. “Resolvemos ir devagar, com o pé no chão, para não termos nenhum problema no futuro. Já estamos a quatro anos crescendo, mas houve tempos que o dinheiro no caixa não dava nem para pagar os serviços do dia”, conta ela.

 

Mesmo com desafios diários, Angelita e sua irmã faziam reuniões semanais para discutir pontos a serem melhorados em sua padaria e seguem assim até hoje, “todo dia temos desafios. Como manter os clientes, como conquistar novos, quais produtos devemos lançar e tudo mais”. Até que ela viu um anúncio na internet sobre o Dona Della e se inscreveu no programa. “Logo de cara eu pensei ‘esse curso promete”. Porque tinham coisas, que eu aprendi na faculdade, que eu estou reaprendendo de uma forma muito mais simples e fácil de aplicar no meu negócio. Pela primeira vez estou conseguindo planejar o futuro da padaria”, conta ela, que pretende aumentar o corpo de funcionários da padaria e o faturamento da

 

Foi através do programa Dona Della também que ela conheceu e firmou parceria com Patricia, dona da agência Ideal Picture, que faz gerenciamento de redes sociais. Com dificuldade de entender o mundo digital, Angelita viu a necessidade de ter um profissional da área para realizar divulgações e postagens frequentes no Instagram da padaria. “Estamos a três meses com parceria firmada e ela tem feito um trabalho perfeito”, finaliza ela.

 

Outra mulher, que viu no programa uma oportunidade de investir da forma certa em seu próprio negócio, é a esteticista, Osana Braga. “Eu já tive muitos empregos, foi um caminho nada fácil, precisei me dividir entre o serviço na equipe de limpeza e bicos em salões da beleza enquanto eu fazia o curso de estética”, relembra ela que até conseguir trabalhar independentemente, trabalhou por pouco mais que um ano em três salões de beleza da região central de Lençóis Paulistas. 

 

Com 4 anos de profissão, Osana dava um passo para realizar mais um sonho. “Desde quando eu comecei a fazer o curso, eu tinha o desejo de fazer ‘Dia da Noiva’. Foi quando eu fui contratada por uma loja que alugava os vestidos e fechava pacotes de dia da noiva. Hoje eu tenho uma sala separada, na minha casa, só para atender as clientes que eu conquistei nos salões que trabalhei”, finaliza ela.

 

Foi através das aulas e mentorias do programa Dona Della, que Osana conseguiu realizar o planejamento necessário para expandir o seu negócio, que em breve de ter mais uma sala inaugurada para dedicar exclusivamente ao “Dia da Noiva”.

 

O programa Dona Della é uma importante etapa para que empresas decidam apoiar pequenos negócios, dirigidos majoritariamente por mulheres. Foi através dele que histórias tão distintas puderam ser contadas, apesar de se concentrarem na mesma região. Para que o caminho se torne cada vez mais acolhedor e convidativo para mulheres empreendedoras, a RME segue lutando para oferecer capacitação de qualidade para mulheres de todo o Brasil.

 

Para acompanhar o trabalho de Angelita e Osana, sigam-nas no Instagram.

 

Para saber sobre o programa Dona Della, acompanhe as redes sociais da Rede Mulher Empreendedora.

s;