/>

Dona Della: Roseli aproveitou o desapego de suas clientes para firmar parceria com o brechó que Fernanda é dona

O propósito da Rede Mulher Empreendedora como a maior plataforma de empreendedorismo feminino do Brasil é oferecer oportunidades através de capacitações, nos mais diversos lugares do país. Foi assim que surgiu o programa Dona Della, uma parceria com a Bracell, multinacional produtora de celulose que está em expansão no interior de São Paulo. Com objetivo de mapear e auxiliar o crescimento de negócios liderados por mulheres, o projeto é direcionado para os municípios de Lençóis Paulista e Macatuba. Hoje, mais dois caminhos que se cruzaram através deste programa, terão suas histórias contadas.

 

Advogada por formação e ainda em atividade, Fernanda, 44, sempre teve outros interesses além de advocacia. Um deles é focado no processo manual de produtos artesanais, mas, diferente da variedade de cursos que hoje o mercado educacional oferta, quando ela estava em época de vestibular. “Há 20 anos, o que eu me lembro que tinha era um curso de artes plásticas e eu não via futuro nesse ramo morando no interior”, relembra ela, optando então pelo curso de Direito, onde ela já tinha certa familiaridade por nascer em uma família de advogados.

 

No começo da pandemia, quando começou a se aventurar por outros ramoa teve que abandonar o curso de maquiagem devido às medidas de restrição. Foi então que ela decidiu abrir um brechó e vender suas roupas em uma loja online, através do Instagram. Com o crescimento da loja e reabertura dos comércios, a necessidade de ter um espaço físico se fez presente. E é dividindo seu tempo entre ambos os negócios, que ela segue feliz em busca da realização pessoa. “Parece que faltava alguma. Acho que demorei um pouco para me dedicar mais a mim mesma porque meu filho nasceu surdo. Mas com ele crescido, alfabetizado, hoje consigo me dedicar a uma coisa que sinto mais prazer em fazer”, conta ela. Foi através do brechó que Fernanda reencontrou Roseli. 

 

Com 44 anos, Roseli fez alguns semestres do curso de Pedagogia, mas trancou a faculdade para se dedicar a sua atual profissão, personal organizer. Seu interesse na área surgiu quando ela ainda trabalhava como faxineira em uma grande empresa e decidiu investir no ramo, deixando o seu emprego fixo, quando percebeu que seria a única profissional em toda a região de Lençóis Paulistas. Com uma história de superação, por escolher uma profissão tão arriscada em uma cidade tão pequena, Roseli virou tema de palestra no Congresso Internacional Personal Organizer Brasil.

 

Agora, com uma vasta cartela de cliente, Roseli incentiva fortemente aqueles que a contratam a praticar o desapego. E é por causa desse desapego que surgiu a parceria entre Roseli Organiza e Bella Chica Vintage.

 

“Muitas clientes me contratam porque querem um guarda-roupa clean, mas tem dó de dar as roupas, porque pagaram cara, pouco usaram ou por apego mesmo”, conta Roseli. Foi então quando ela teve a ideia de firmar uma parceria. “Quando as clientes da Rose desapegam das roupas, elas ganham um desconto no serviço contratado e eu compro as peças desapegadas. Algumas, que não estão tão novas, vão para doação. Mas o importante é que a cliente sabe para onde as peças estão indo”, enfatiza Fernanda.

 

Ambas alunas do programa Dona Della, contam sobre como assistir às aulas tem ensinados lições valiosas sobre empreendedorismo, ramo antes inexplorado pelas duas. Frequentar as aulas “me ajudou muito na organização financeira, principalmente, e a continuar minha divulgação no Instagram. Porque, apesar de já me conhecerem como personal organizer, da agenda lotada, imprevistos ocorrem”, comenta Roseli, que apesar de ter uma agenda lotada, decidiu continuar a divulgação de seu trabalho nas redes sociais para evitar imprevistos após história compartilhada por sua mentora. Já Fernanda, que recebeu indicação do curso através de uma amiga, que foi o incentivo final para investir de forma correta no seu negócio. “Eu tinha várias ideias de como queria que meu brechó fosse, com roupas legais e em bom estado, mas na parte técnica eu nunca tinha me aprofundado. O curso financeiro foi espetacular porque me fez parar para aplicar as dicas que recebemos da forma correta para o meu projeto”, finaliza ela.

 

Para acompanhar o trabalho delas, sigam a Roseli e a Fernanda no Instagram.

s;