/>

Veja os impactos positivos do Programa Dona Della em mulheres de Lençóis Paulista e Macatuba

Primeira turma do programa Dona Della da RME em parceria com a Bracell teve foco em

mulheres que querem empreender

 

 

Quem acompanha as ações da Rede Mulher Empreendedora (RME) deve ter reparado que temos diversos tipos de projetos, para mulheres em diversas fases da jornada empreendedora e com diversos tempos de duração. Um deles é o Dona Della, feito em parceria com a Bracell, multinacional de celulose.

 

Ele foi lançado para fomentar a criação de rede colaborativa local entre as mulheres que querem empreender e auxiliar o crescimento de negócios liderados por mulheres em Lençóis Paulista e em Macatuba, no estado de São Paulo. A primeira fase do curso selecionou mulheres que têm interesse em empreender, e ofereceu capacitação sobre
empreendedorismo, empregabilidade e também sobre inteligência emocional e liderança.

 

Impacto nas participantes

 

Uma das participantes, Miriam Moraes, entrou no curso e já sentiu diferença em sua vida. Nossa metodologia leva em consideração habilidades socioemocionais, buscando fortalecimento da autoestima, autoimagem e liderança das participantes.

 

“É bom saber que não estamos sozinhas e que há muitas pessoas que pensam igual a mim, e isso me mudou e com a dinâmica de hoje eu percebi que eu tenho muito mais qualidades do que eu acreditava. Hoje eu sei o que eu quero para mim”, disse.

 

Fortalecer a atitude empreendedora para que a mulher possa iniciar um negócio também é uma meta. Amabile Fernanda, que também participou do Dona Della, disse que o empreendedorismo é liberdade. “Ele me deu minha fonte de dinheiro e está sendo minha carta de alforria aos 41 anos”, explicou.

 

Amabile é mãe de cinco filhos e passou 20 anos da vida cuidando deles e da casa. Após um quadro de depressão, ela voltou a estudar, mesmo contra a vontade do atual ex-marido. Morando em São Manuel, interior de São Paulo, onde a economia é rural, ela fez um curso técnico de açúcar e álcool com ênfase em química para resgatar a autoestima e a liberdade.

 

Como em São Manuel tem poucas opções de trabalho para mulheres, após a finalização do curso, ela foi pra faculdade de Gestão e Meio Ambiente, em Lençóis Paulista, com quase 40 anos, e ainda luta para conseguir entregar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Desde a entrada na universidade, ela já trabalhou no Projeto Star, da Bracell, como peão de obras, e teve a ideia de criar uma marmitaria fitness, com foco no pessoal que mora sozinho
e não tem tempo para cozinhar.

 

Com essa decisão em mente, ela procurou cursos para mulheres que querem empreender e encontrou o Dona Della, da RME. Atualmente, Amabile trabalha em uma empresa de telemarketing e está juntando dinheiro para comprar um freezer, que será usado para estocar as marmitas.

 

Outra participante, Elaine Moraes contou que uma atividade específica a surpreendeu. “Eu amei a capacitação e me surpreendi com uma atividade onde as pessoas me definiram como líder, amiga e visionária. Nunca imaginei que as pessoas me enxergassem assim, principalmente meu marido”.

 

Sobre o Dona Della

 

O projeto da Rede Mulher Empreendedora em parceria com a Bracell, consiste na capacitação e criação de uma rede colaborativa local de mulheres focada no fortalecimento de competências sócio emocionais e na conscientização sobre temas sensíveis, como violência contra a mulher e saúde, com o objetivo de fazer com que a renda circule em seus próprios territórios.

 

Caso tenha interesse em participar, fique atenta às nossas redes sociais:
https://linktr.ee/redemulherempreendedora.

s;