/>

Digitalize Seu Negócio: conheça a história de Caroline Tamashiro, empreendedora no ramo das flores

“Eu realmente acredito no poder das flores” foi uma frase que chamou a atenção da banca da RME na apresentação da Flora Moderna, de Caroline Tamashiro, 37 anos, de São Paulo. A afirmação foi seguida por dados de pesquisas que mostram que as flores têm impacto positivo no dia a dia e no humor das pessoas, propósito do empreendimento, que trabalha com clientes fixos e com valores mais acessíveis.

 

Caroline é matemática, com especialização em gestão de negócios e divide sua história em três partes. A primeira diz respeito à sua infância, adolescência e um pouco da juventude, período em que ela ajudou seus pais na floricultura da família com os irmãos. A vivência com o empreendedorismo por meio da decoração, paisagismo, flores e plantas se estendeu até quando os pais decidiram encerrar as atividades, mas não sem deixar muita inspiração. 

 

Ela destaca a figura da mãe, uma líder nata, forte, com muita visão e que transformava a vida das pessoas que iam à floricultura. “Ela me ensinou sobre equilíbrio entre eu e o outro e isso foi muito forte.”, explicou.

 

A segunda parte da vida de Caroline aconteceu entre 2002 e 2017, período no qual ela passou por três multinacionais, trabalhando com supply chain, planejamento de demanda e previsão de vendas. Depois de um tempo, ela começou a repensar no que queria realmente da vida e no que fazia sentido para ela e para os outros. 

 

Foi assim que em 2017, com 33 anos, inaugurando a terceira parte da vida, ela pediu demissão e com a irmã mais velha, que fez o mesmo, criou uma empresa de chás artesanais. Juntas, frequentaram cursos, formaram-se sommeliers e abriram uma casa de chá em São Paulo. O negócio tinha um projeto de expansão para ser posto em prática em 2020, mas foi frustrado por conta da pandemia. 

 

Dica da amiga: você não tem controle do cenário econômico. Muito se fala sobre persistência e a gente aposta bastante nisso, mas também é preciso ter a habilidade de se reinventar, mudar o foco e aproveitar outras oportunidades.

 

Depois de fechar a casa de chá, após conversas com a irmã mais nova sobre a importância das plantas, surgiu a Flora Moderna, em janeiro deste ano. “A Flora surgiu nesse contexto e porque a ideia de trabalhar com flores sempre vinha à tona. É um segmento muito especial e pessoal para nós”, disse.

 

Também foi no início do ano que Caroline viu que a primeira edição do Digitalize Seu Negócio estava com inscrições abertas. Ela já acompanhava a RME há algum tempo, inclusive já tinha feito a inscrição para um projeto e não foi selecionada, mas decidiu tentar novamente.

 

Dica da amiga: não desista de se inscrever em projetos que acha que vai ser legal para o seu desenvolvimento pessoal ou profissional. E diante de uma negativa, revise a sua proposta, veja onde pode melhorar e tente outra vez.

 

As lições de empreendedorismo que aprendeu desde pequena com os pais foi essencial para o negócio. Mesmo assim, as dificuldades apareceram. No caso dela, a aplicação da teoria no dia a dia tem sido um desafio, além da questão do investimento de tempo e dinheiro, visto que o retorno não é imediato. Mas Caroline é incansável na busca por conhecimento, cursos, livros, palestras e tem encontrado conhecimento que pode facilitar essa jornada.

 

“O que mudou depois da minha participação no Digitalize Seu Negócio foi o gás e as ideias que me deu. Quando eu fui selecionada com outras nove empreendedoras, depois quando eu passei para as quatro finalistas e depois quando minha empresa foi a ganhadora, foi como se eu tivesse uma resposta para continuar firme neste caminho. Agora eu tenho mais um direcionamento para continuar.”, afirmou.

 

Para os próximos passos, ela quer definir melhor o formato do produto, preço e estruturar o braço de decoração da Flora Moderna. “Com o prêmio em dinheiro eu vou investir em tráfego pago porque eu sei que preciso investir nisso. Eu vou ter mentoria, que também ganhei no Digitalize, que vai me ajudar bastante.”, finalizou.

 

Para acompanhar o trabalho, siga a página da Flora Moderna no Instagram.

 

As inscrições para a segunda turma do Digitalize Seu Negócio estão abertas. Essa turma será feita em parceria com a ONU Mulheres no Brasil e em outros países da América Latina e Caribe. Saiba mais e inscreva-se aqui.

s;