“Essa reivindicação de máscaras foi suprida justamente pela parceria com o projeto Heróis Usam Máscaras”

Administração do Estado realizou a distribuição de centenas de milhares de máscaras entre professores e estudantes da rede pública do ensino e outros servidores públicos

 

 

A Administração do Estado de Pernambuco recebeu uma doação de 764 mil máscaras do projeto Heróis Usam Máscaras, coordenado pelo Instituto RME. Eles tomaram conhecimento da Rede Mulher Empreendedora e do Heróis por meio do Bradesco, instituição contratada pelo estado para operacionalizar o pagamento da folha de salário dos servidores e também um dos patrocinadores do projeto, que teve execução a nível nacional. Conversamos com Marília Lins, Secretária do Estado, para entender como foi a distribuição e o impacto de toda essa produção.

 

 

As Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Prevenção à Violência e às Drogas foram estruturadas para prestar atendimento às populações mais vulneráveis já muito antes da pandemia. Com o cenário que se instalou no país, a partir de março, o cuidado, segundo a Secretária, se manteve por esses meios. 

 

 

As máscaras doadas foram distribuídas por meio de um plano montado pela administração para profissionais e estudantes da rede estadual de ensino e também para servidores públicos que compõem o grupo de risco, ou seja, idosos ou pessoas que integram algum outro grupo com comorbidades, para preparação de uma retomada futura das atividades presenciais.

 

 

O foco da Secretaria de Administração é no cuidado com o servidor público dos órgãos e entidades do poder executivo estadual. Por isso que a distribuição foi feita para esse grupo específico. Entre outras ações do órgão estão a criação de centros de testagens exclusivos para servidores da saúde, segurança e assistência social, que estão na linha de frente no combate à pandemia, e a inauguração de um serviço de atendimento e acompanhamento psicológico para esses mesmos profissionais que estão expostos.

 

 

“Essa reivindicação de máscaras foi suprida justamente pela parceria com o projeto Heróis Usam Máscaras”, finalizou a Secretária Marília Lins.

 

 

“O projeto Heróis Usam Máscaras é de fundamental importância para gerar renda para mulheres de todo Brasil. O projeto só foi possível por conta da vontade de várias organizações de fazer a diferença. Elas não mediram esforços para o propósito de promover autonomia financeira das mulheres. Sem dúvida, estamos muito felizes com o resultado e esperamos que mais organizações tenham essa visão que de que causas estão acima de marcas. A união é que realiza transformação social.”, completou Ana Fontes, fundadora do Instituto RME.

 

 

Sobre o Heróis Usam Máscaras

 

 

O projeto Heróis Usam Máscaras foi coordenado pelo Instituto RME e contou com a participação de 67 organizações da Sociedade Civil, que administraram o trabalho de 6.000 costureiras e costureiros, sendo que os homens representam 10%. 

 

 

Um dos objetivos do projeto foi a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Costureiras que em outros locais recebiam apenas R$ 0,30 por máscara receberam em média R$ 1,52 por unidade produzida.

s;