/>

Três técnicas para aumentar sua produtividade na hora de escrever

Você é aquela pessoa que não pode passar um pernilongo no seu campo de visão que já perde o foco? Ou que esquece as palavras ao ver uma página do word em branco? Então, esse texto foi feito para você. Para driblar os problemas na hora da escrita, as jornalistas e sócias-propritárias da Comunica PR Beatriz Destefani e Maria Carolina Rossi listam três dicas para facilitarão desenvolvimento da sua escrita. Confira:

 

 

1 – Comece procurando um dado ou pesquisa relevante: começar a escrever um texto muitas vezes parece um ‘bicho de sete cabeças’, mas é importante saber que tudo é questão de prática e de seguir uma linha de raciocínio. “Uma boa técnica para embasar qualquer texto é procurar um dado que confirme o que você está dizendo. Por exemplo, se você é uma arquiteta e quer escrever uma pauta sobre o crescimento das reformas em São Paulo, sobre como decorar apartamentos compactos ou até qual cor utilizar em cada ambiente, pode embasar essas informações com um dado de pesquisa de alguma Instituição que comprove essa tendência”, aconselha Destefani.

 

 

“Nesse caso, como a especialista é uma arquiteta ela pode começar o texto falando sobre a procura das pessoas por reformas como: 98% dos proprietários de casas e apartamentos declararam fazer reformas em seu imóvel, dentre eles 27% realizam reformas anuais, é o que diz uma pesquisa realizada pelo Viva Real. Dessa forma, ela traz credibilidade e relevância para o tema que esta abordando”, completa Maria Carolina Rossi.

 

 

2 – Responda todas as perguntas no primeiro parágrafo: o primeiro parágrafo é a chave para o desenvolvimento de todo texto. “Nele devemos responder as seguintes perguntas: Quem, como, onde, por quê e o quê. Por exemplo: você quer escrever sobre uma nova lei que atinge seu setor, então deve deixar quem é o agente que determina essa lei, o modo em que ela é aplicada, em qual lugar age, o motivo da sua determinação e a ação que ela determina”, exemplifica Beatriz.

 

 

“Quando respondemos essas questões mentalmente ou até quando escrevemos no papel, elas nos ajudam a criar uma linha de raciocínio”, revela Maria Carolina.

 

 

3 – Leia e ouça notícias: acompanhar os noticiários e os principais portais de comunicação proporciona base para entender como é realizado um texto jornalístico, além de ajudar em ganchos para temas de blog ou posts no Instagram. “Pode parecer clichê, porque todo professor já disse isso, mas a leitura nos ajuda a desenvolver gramática e criatividade. Quando estamos antenados sobre os assuntos mais lidos, também podemos relacioná-los em temas para posts nas redes sociais”, completa Maria Carolina.

 

 

Sobre a Comunica PR
Uma agência de Relações Públicas, com foco em assessoria de imprensa e produção de conteúdo, com o intuito de formar e potencializar o nome de um especialista ou uma marca, de forma orgânica, nos principais meios de comunicação atuais. 

s;