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Material colaborativo: Marketing digital

Por Daniele Carlini, Ju Monçores, Adriana Fontes, Tatiane Gonçalves, Ana Talavera, Andrea Gasques, Dani Guerra e Nathália Braga

 

 

 

 

 

 

  • Como encontrar os interesses da persona para montar segmentação para campanha de anúncios: Audience Insights

 

 

 

 

 

 

Como criar a pauta de conteúdo para lives e postagens para cada plataforma?

 

 

Cada plataforma tem o seu perfil e função. A mesma pessoa pode estar no seu Facebook, Instagram e Linkedin, mas o comportamento dessa pessoa é diferente em cada uma delas, então replicar o conteúdo em todos os perfis, não faz muito sentido.

 

 

Vamos pensar nas redes prioritárias nesse primeiro momento, e criar um conteúdo relevante, consistente (forte) e constância (contínuo).

 

 

Elaborando pautas:

 

 

FACEBOOK – é uma plataforma mais informativa. Atende as vontades delas por empoderamento, reconhecimento e conexão.

 

 

INSTAGRAM – é uma plataforma mais aspiracional. Tem ligação mais forte com desejo por diversão, relaxamento e descoberta.

 

 

Para ajudar a construir a pauta, existe uma técnica que pode te ajudar a entender melhor, eu uso como base a programação do domingo da Globo.

 

 

O PILAR – Pilar é o nicho do conteúdo.

 

 

TEMAS – Temas é o “título” do conteúdo que será abordado conforme o que foi definido no pilar.

 

 

EDITORIAIS – é o “título” do conteúdo que será abordado conforme o que foi definido no tema.

 

 

 

 

FUNIL DE CONVERSÃO – GOOGLE

 

 

 

 

Pontos que podem ser analisados

 

 

  • Quais anúncios estão tendo mais cliques;
  • Quais palavras-chave trazem mais público
  • Verificar o índice de qualidade da palavra, quanto mais alto melhor (você pagará menos pelo clique e mais qualificada será sua campanha);
  • Analisar o termo de pesquisa (é a forma que os clientes buscam e chegaram na sua campanha), negativar palavras que levam pessoas que não querem comprar de você, exemplo: você vende curso de excel, se o termo de pesquisa for: “curso de excel gratis” a pessoa provavelmente não comprará de você, então negativar esse termo “grátis” fará que sua campanha não apareça quando a pessoa procurar “curso de excel gratis”
  • Qual campanha está com CTR mais baixo (cliques x conversões. Ele normalmente possui uma quebra de 10%);
  • Trocar o criativo dos anúncios com CTR baixo, analisando os anúncios com melhor CTR para otimizar;
  • Analisar qual anúncio está consumindo mais $.

 

 

Visitas, seguir o raciocínio:

 

 

  • Usuário teve interesse na palavra = pesquisa
  • Viu o anúncio = imprimiu
  • O anúncio despertou interesse = clique
  • Clique = interesse no assunto
  • Avaliar o “Conect Rate”, que é a quebra entre clique e visita, que em média é de 80% a 90% tem que virar visitas para anúncios de search.
  • Pontos de atenção que podem afetar essa métrica:
  • Site demora de carregar;
  • Clicou sem querer;
  • Ficou sem conexão;
  • Tipo de dispositivo (no celular demora mais para carregar)
  • Para Facebook e Instagram, a média é de 30% e Display é de 50%.

 

 

Qual a conversão?

 

 

  • Lead, Tempo (chegar até determinada página), Compra, Ebook, Inscrição em Newsletter.
  • É preciso analisar a jornada completa do usuário dentro do site, acompanhando como chegou até a conversão e assim, avaliar quais campanhas ou grupo de palavras trouxe mais conversão.
  • É importante inserir no site as tags para acompanhar a conversão e comportamento do usuário (tag manager, analytics, ads). Além de instalar o Search Console.

 

 

WHATSAPP BUSINESS

 

 

Link para download do whatsapp business. Como baixar. Como editar o perfil. Como inserir catálogo de produtos.

Link de direcionamento para WhatsApp: 

 

 

  1. Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero
  2. Substitua o termo “SeuNúmero” pelo número do seu telefone, incluindo o código do país e o DDD. No exemplo a seguir, utilizamos o DDI “55”, do Brasil, e o código “11”, da cidade de São Paulo: https://api.whatsapp.com/send?phone=55XXSEUNUMERO
  3. Criar um link com mensagem: Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero&text=SuaMensagem
  4. Além de substituir o número do telefone, substitua também o termo “SuaMensagem” pelo texto que desejar. Como links não permitem inserir espaços, troque-os pelo código “%20” (sem aspas), como no exemplo a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=55DDDNUMERO&text=Oi%20Quero%20mais%20informações
  5. Quando um amigo clicar no link, será direcionado para uma página do WhatsApp e poderá iniciar uma conversa com você.

 

 

PARA CRIAR POSTS

 

 

Canva: Plataforma de edição de postagens. Busque criar uma que tenha identificação com a sua marca e seu negócio, evite utilizar modelos prontos. Defina suas cores, formas e fontes para utilizar em seu perfil. Esse aplicativo funciona melhor no desktop (notebook, computadores), o que não impede de criar no computador e utilizar a versão do celular para postar nas redes. 

 

 

ÁRVORE DE LINKS

 

 

Linktree: Funciona como uma árvore de links. Com ele é possível incorporar vários links de direcionamento, como por exemplo: whatsapp, site, curso on line, em um único link para colocar na bio do perfil do Instagram. Os primeiros passos, você pode conferir aqui.

 

 

PARA BUSCAR HASHTAGS 

 

 

Tag O’ Matic, é um aplicativo que conecta com o Instagram e mostra as principais tendências de hashtags, o que contribui para o engajamento das postagens

 

 

PARA ENCURTAR LINK

 

 

Bitly: O encurtador serve para medir quantos cliques teve no link publicado e de onde vieram o público, também chamado de Tráfego de Origem, como por exemplo: Google, Facebook, Instagram etc. Contribui para identificar a origem de maior engajamento. Possui alguns recursos gratuitos, configurações avançadas são pagas.

 

 

Dica: Você pode criar um link de direcionamento para o whatsapp, em seguida criar um encurtador e colar no seu perfil do Instagram para medir quantas pessoas estão acessando seu whatsapp via Instagram.

 

 

FACEBOOK E INSTAGRAM ADS 

 

 

O Gerenciador ou Business é onde administramos as ações da página do Facebook. É possível analisar dados de engajamento, comentários, compartilhamentos, também podemos acompanhar o crescimento da pagina, público que está interagindo (sexo, idade, região, preferências). É através dessa ferramenta, que planejamos os anúncios do Facebook e Instagram, definimos detalhadamente o público alvo, segmentação, período e verba. Como usar a ferramenta.

 

 

Google Alerta: Com essa ferramenta, é possível receber em seu e-mail atualizações de conteúdos sobre o mercado, concorrência e tendências sobre seu produto/serviço.

 

 

Google My Business: O seu negócio nas buscas do Google. Com ele é possível incluir horário de funcionamento, endereço (com mapa), site, publicações de ofertas, avaliação de clientes, entre outros.

 

 

Google Search Console: Monitora o desempenho e avalia o tráfego do site.

 

 

Google Keyword Planner: É um planejador de palavras chaves que sejam mais relevantes para o seu anúncio.

 

 

Google Trends: Ferramenta que mostra a popularidade de determinado assunto nas buscas do Google ao longo do tempo.

 

 

Google Suggest: Monitora o volume de busca na rede de pesquisa do Google de determinada palavra chave. 

 

 

Google Analytics: Ferramenta que mede o tráfego do site. É possível avaliar as páginas mais acessadas, origem de tráfego e perfil de quem acessa, com isso transformamos em dados para otimizar as campanhas de busca do Google. 

 

 

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

 

 

Gatilhos Mentais: Para entender os critérios que levam as pessoas a optar por uma coisa no lugar de outra pode fazer toda a diferença na hora de elaborar a sua estratégia de Marketing. Gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas. Acesse.

 

 

Cursos gratuitos de Redes Sociais:

 

 

 

 

 Cursos gratuitos para Gerenciamento de publicações: 

 

 

 

 

Sobre se posicionar nas Redes Sociais: E-book com 10 dicas ótimas para que as pessoas consigam se posicionar melhor no Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

 

Métricas de Marketing:  Principais métricas de Marketing para mensurar e validar os esforços de marketing. Link.

 

 

Calendário Datas Comemorativas: Para ajudar a planejar conteúdo para redes sociais e ações comerciais. Link.

 

 

4 Ferramentas para Programar Post No Instagram

 

 

10 Dicas de Conversão para Conquistar Mais Leads e Vender Mais.

 

 

Links YouTube 

 

 

 

 

Para criar loja no Instagram 

 

 

Para tirar fotos em casa 

 

 

Banco de Imagens: Pexels, Unsplash, Pixabay.

 

 

Sobre Marketing de Conteúdo

 

 

Como definir a sua persona

 

 

FORMATOS DAS REDES SOCIAIS

 

 

Facebook

Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

  • Imagem de capa: 851 x 315 px
  • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
  • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
  • Imagem de perfil: 180 x 180 px

Postagens no Facebook

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 628 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

 Anúncios no Facebook

  • Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

 

 

INSTAGRAM

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px
  • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
  • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
  • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)
  • Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)

 

 

TWITTER

  • Imagem de capa: 1500 x 500 px
  • Imagem de perfil: 400 x 400 px
  • Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
  • Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)

 

 

Maiores ERROS para quem está começando no marketing digital: 

  1. Não investir em divulgação; 
  2. Não ter estratégia e fazer tudo de qualquer jeito;
  3. Querer retorno de venda imediato (você levou 9 meses pra nascer);
  4. Delegar tudo sem entender pelo menos um pouco (ninguém sabe melhor sobre seu negócio do que você mesmo);
  5. Não ter sua casa própria na internet (um site / loja online seu ex.: aqui);
  6. Falar do seu produto/serviço O TEMPO TODO (não é isso que vende);
  7. Falar de um jeito que seu público não vai entender;
  8. Não ter empatia pelos seus possíveis clientes;

 

 

Checklist para você ter clareza sobre o seu negócio TODOS OS DIAS:

  1. O círculo de ouro do Simon Sinek (aqui) vai te ajudar a lembrar o porquê do seu negócio existir e a tensão que você resolve das pessoas que compram de você. Escreva em post-it e coloque as respostas na frente do seu ambiente de trabalho;
  2. Das tensões mapeadas listados em meio à quarentena (acima), como seu negócio pode aliviar os sentimentos do seu cliente? Pense na solução que está por trás da tensão do cliente. Ex.: cliente: dificuldade nas contas; seu negócio: conteúdo de como lidar com o dinheiro e planejamento financeiro nesse momento.; 
  3. Como você pode se aproximar ainda mais do seu cliente hoje? Ex.: whatsapp com horários exclusivos; 
  4. Quais padrões de comportamento você conhece dos seus clientes? Como era antes da quarentena e depois? O que mudou? Ex.: vendia só em loja física e hoje meu cliente não está comprando no ecommerce;

 

 

O que FAZER

  1. Produza conteúdo: ter pontos de contato frequentes com seus clientes e potencial clientes, sejam em  lives, via whatsapp, responder inbox, manter links atualizados é de suma importância para gerar conexão.;
  2. Crie seu perfil no Google Meu Negócio: ter um perfil atualizado por lá, colabora nas buscas que as pessoas podem fazer próximo de casa e de você ser encontrada, caso alguém procure no Google;
  3. Faça parcerias de segmento: encontre fornecedores e parceiros do seu setor para fomentar os canais digitais e dividirem audiências, dessa forma você alcança públicos sem a necessidade de investir pra isso; 
  4. Comunique suas ações em meio à pandemia: seu negócio e quem está por trás dele, será bem visto pelas pessoas quando contar os bastidores do que você está fazendo para ajudar os clientes e a comunidade. Não ache que é mimimi, pessoas estão contando que as marcas façam algo por elas (pesquisa recente da Globo aqui mostra que 80% estão interessadas em conteúdos de entretenimento e que ter propósito nunca foi tão importante aqui);

 

 

O que NÃO FAZER

  1. Demorar para responder seu cliente: a cultura de “cancelar” artistas e celebridades pode acontecer com sua marca. As pessoas estão mais sensíveis à frustrações. Responda sempre quando puder para evitar reclamações e boicotes;
  2. Ignorar a necessidade de ter uma loja virtual: contar só com o whatsapp para manter relacionamento pode ser bom a curto prazo, mas não garante visibilidade e acompanhamento do seu negócio a médio e longo prazo; o ecommerce é uma realidade e as empresas precisam ter consciência da importância de ter um negócio virtual.  
  3. Acreditar somente nos bots: É preciso tomar cuidado com as respostas impessoais ou fora de contexto dos assistentes virtuais. As pessoas podem estar com medo ou ansiosas e vão procurar por respostas diretas e claras.
  4. Pensar na venda sem empatia, com perfil spam: as pessoas estão procurando apoio, soluções e respostas. Esse momento é delicado, os sentimentos estão aflorados, evite transformar seu Instagram, e-mail, site ou whatsapp e canais em panfleto. Divulgue evitando o oportunismo e mensagens automáticas.

 

 

Aplicativos que podem ajudar caso não tenha profissionais para produzir conteúdos: 

 

 

Para fotos: Snapseed, Lightroom, VSCO, AirBrush, Unsplash, A Design Kit, Canva

Para vídeos: InShot, Filmr, Storybeat, VCUS, GlimpsePara stories: StoryArt, Unfold, Storyluxe, MadeInstories, Impresso.

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