Confira como foi a mentoria para responder dúvidas jurídicas das empreendedoras

No dia 1 de abril, a advogada Giordana Biagini, que atua com com compliance e proteção de dados pessoais, negociação e contratos empresariais, pesquisa de viabilidade jurídica e modelagem de negócios fez uma mentoria pela RME para responder às principais dúvidas jurídicas das empreendedoras. Confira abaixo algumas das respostas.

 

 

O que se espera dos contratos? 

Contratos, seja escrito, oral ou whatsapp, geram deveres como: cuidado; não agir de forma a prejudicar a outra parte; sempre informar para não ter surpresas. 

 

 

Quando entra o caso fortuito ou força maior?

Por causa da pandemia, se você não consegue pagar o aluguel, pode ser feito um acordo alegando esses dois casos, mas atenção: não será aceito pedidos em casos antigos de dívida.

 

 

O que é e como usar exceção do negócio não cumprido?

O combinado não sai caro, ou seja, quando a outra parte, que estava no contrato, não paga ou não cumpriu as obrigações junto com você, isso é a exceção do contrato não cumprido, assim você pode descumprir o contrato, sem implicações com a lei. 

 

 

Técnicas  para evitar o conflito

Converse, faça perguntas abertas, pergunte os motivos da outra parte, exercite a escuta ativa, pense em um plano B antes da negociação. Se não der para evitar o conflito, tenha provas por escrito, mas tenha cuidado com a linguagem.

 

 

Onde posso procurar ajuda?

CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Não tem custo, não precisa de advogado e não inclui relação trabalhista.

s;