Ações da RME frente ao Covid-19

Por acreditar na importância social e econômica da independência financeira das mulheres para caminharmos rumo a uma sociedade mais justa, a Rede Mulher Empreendedora tem atuado para apoiar as empreendedoras neste momento de crise.

 

 

O acesso ao mercado está no rol de preocupações com as empreendedoras. Por isso, o Marketplace da RME, um espaço gratuito e exclusivo para que as empreendedoras divulguem e vendam seus produtos e serviços, está sendo anunciado como uma possibilidade de aumentar as vendas. A RME criou o movimento #apoieumaempreendedora para incentivar pessoas a continuarem comprando dos pequenos negócios, especialmente de mulheres que estão mais vulneráveis na crise. 

 

 

Uma das primeiras ações da RME desde que começou a crise foi a produção e oferta de conteúdo qualificado por meio de lives que são realizadas com especialistas em diversos temas, tais como gestão de crise, financeiro, jurídico, vendas, entre outros. Mulheres de todo Brasil também podem pedir conselhos em todos os nossos canais de comunicação, algumas delas sendo respondidas em mentorias onlines coletivas com profissionais de cada área. As inscrições para mentorias e lives são feitas pela nossa página no Sympla.

 

 

O acesso a informação segura e de qualidade se dá na seção de últimas notícias, onde diariamente a RME seleciona informações que impactem os negócios de mulheres. No site tem também a parte que fala sobre ações sociais, onde são divulgadas iniciativas voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

 

 

Para as mulheres que querem se atualizar ou adquirir habilidades voltadas para o sucesso de seus empreendimentos, a Rede oferece a Trilha Empreendedora, uma plataforma de vídeos totalmente gratuita, onde são passadas dicas e recomendações de empreendedora para empreendedora, com informações práticas para cada fase de um negócio.

 

 

Para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras durante a pandemia da COVID-19, o Google, em parceria com a RME está com o programa de Mentoria Cresça com o Google. Por meio dele, empreendedores terão a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientação de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas durante a pandemia. O agendamento para as sessões de mentoria já está aberto e pode ser feitos por meio do site g.co/EmCasa até o final de junho de 2020.   

 

 

As mentorias coletivas da RME continuam acontecendo periodicamente reunindo especialistas e outras empreendedoras, com as quais você pode conversar e trocar experiências. Para fazer inscrições nas próximas, acesse nossa página no Sympla ou o nosso Instagram.

 

 

Recentemente, o Instituto RME iniciou o projeto “Heróis Usam Máscara”, em parceria com os bancos Bradesco, Itaú e Santander. Serão produzida 10 milhões de máscaras para doação até o fim de maio. O projeto também irá gerar renda para centenas de costureiras que através de ONGs locais produzirão as máscaras que serão distribuídas em suas próprias comunidades.

 

 

Falando no Instituto RME, outro projeto que continua em andamento é o Programa Ela Pode, que tem por objetivo objetivo de capacitar 135 mil mulheres brasileiras até dezembro de 2020, ajudando-as a se tornarem mais confiantes e mais preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional. As oficinas, antes presenciais, agora estão acontecendo no ambiente virtual. Para se inscrever, acesse o site clicando aqui.

 

 

Uma pesquisa foi realizada em conjunto com o Instituto Locomotiva para entender os principais impactos da crise atual do COVID-19 nos negócios e nas vidas das pequenas empreendedoras. Com os resultados, pretendemos expor as reais necessidades, o perfil dessas mulheres e de seus negócios e ter mais clareza nas ações que iremos somar para apoiá-las.

 

 

Por fim, o ambiente de incertezas tem gerado muita ansiedade para as empreendedoras e a RME tem recomendando que busquem apoio psicológico em parceria com a startup www.vittude.com.br um canal de atendimento psicológico com valores sociais, que já passou pelo programa de aceleração da RME.

 

 

Temos certeza que vamos superar juntas este momento difícil, sairemos mais fortes.

 

 

#FIQUEEMCASA #MULHERESMUDAMOMUNDO #APOIEUMAEMPREENDEDORA 

 

 

Ana Fontes – Fundadora da RME 

Time RME.

s;