Confira como foi a última mentoria realizada por Célia Kano, diretora da RME

Como gerir minha empresa? Quais ferramentas que posso utilizar na prática e que podem facilitar meu dia a dia? O que devo adaptar das minhas práticas de gestão durante essa crise do Covid-19? Foram perguntas respondidas por Célia Kano, diretora da Rede Mulher Empreendedora na última sexta-feira (20), que fez uma uma mentoria online sobre gestão e ferramentas práticas para as empreendedoras.

 

 

Ela iniciou a mentoria contando a história de como ferramentas e técnicas de gestão melhoraram durante as crises. “Em 2011, por exemplo, o grande terremoto e tsunami de Tohoku no Japão testou a agilidade do governo e o trabalho de equipe dos trabalhadores para a reconstrução de estradas, pontes, enfim, cidades inteiras! Essa rápida recuperação só foi possível graças às técnicas e ferramentas de gestão e ao trabalho em equipe.”, dissse.

 

 

A gestão foi dividida em dois momentos: o que você, como empreendedora, deve se concentrar; e o que o seu negócio deve estruturar.

 

 

Confira as principais dicas abaixo:

1) Números do seu negócio na palma da mão – Seja em uma ferramenta online, na planilha ou no caderno, tenha noção das suas contas a pagar e contas a receber. Em um momento de crise é necessário ter a fotografia do momento atual para que consiga repriorizar o que irá pagar, o que irá postergar, o que irá negociar. Para entender mais, assista a live “Finanças e as novas determinações do governo” com Heloisa Motoki, que acontece no dia 26/03 às 18:00. Acesse o link e inscreva-se!

2) Mantenha-se atualizada – É necessário acompanhar as notícias da rádio, TV e jornais. Por diversos motivos: entender as novas demandas dos clientes, ver como as suas concorrentes estão se inovando e acompanhar as regulamentações governamentais também. Mas em um momento de crise, tenha cuidado com a hiperconectividade.

 

 

3) Liderança – Como dito no item anterior, mantenha-se atualizada! Crie uma rotina para se atualizar, evite a hiperconectividade e mantenha a mente saudável. Em tempos de crise é necessário manter a calma. Como líder você deve tomar decisões e delegar atividades com sua equipe de forma clara e tranquila, pois sua equipe tenderá a refletir o ritmo que você impor. Para saber mais como ser uma boa líder em um momento de crise, venha ouvir a Junia Nogueira de Sá na live “Administração de crises”, que ocorre no dia 24/03 às 17:00. Inscreva-se no link

 

 

4) Ferramentas – Diversas ferramentas e aplicativos podem ser utilizados nas suas versões gratuitas e poderão te ajudar no dia a dia, como o Trello, Asana e To Do (para organização de atividades), Conta AzulOmie e Fortuno (para ações financeiro/contábeis), WhatsApp, Hangouts, Zoom e Skype (para reuniões e contato), Doodle (para organização de agenda), Hubspot (para banco de dados), Mojo (para stories no Instagram), Workana, GetNinjas, VinteConto, 99Freela, Crowd e Upwork (para achar trabalho online), entre outras. Busque e encontrará ferramentas muito interessantes! Mas se não gostar, mantenha uma planilha no Excel, um documento no Google Docs ou o bom e velho caderno para fazer anotações do seu fluxo de caixa. O importante é encontrar uma ferramenta de apoio na sua organização financeira e das atividades do negócio.

 

 

5) Trabalho em Equipe – Para manter o time alinhado das prioridades, recomendo a realização de uma reunião periódica. No caso da Rede Mulher Empreendedora, onde trabalho hoje, fazemos uma reunião semanal geral com todo o time. Em um momento de crise, como a causada pelo Covid-19, todos foram para home office (trabalho em casa) e decidimos aumentar a periodicidade para duas vezes na semana e assim garantir que as pequenas falhas de comunicação remotas sejam alinhadas em um encontro geral a mais na semana. Manter o time unido com informações únicas, evita fofoca e desalinhamento de priorizações nas atividades individuais!

 

 

6) Novos produtos – A inovação deve ser buscada a todo momento – seja na crise ou fora dela. Se você tem um restaurante, poderá criar um delivery. Se não pode fazer delivery, pense na venda de vouchers com desconto e antecipados (ex: voucher de 2 pizzas pelo preço de 1), assim garantirá a venda e o fluxo de caixa. Quer mais ideias? Assista a live “Novos negócios e novos produtos na crise… crie!” com Dani Gabriel, no dia 25/03, a partir das 17:00. Segue o link para inscrição

 

 

Segundo Célia, a teoria é mais fácil do que a prática, certamente – ainda mais com uma crise. Por isso, ela indica que as empreendedoras mantenham-se unidas nesse momento! “Recomendo também que você entre e participe do Grupo Empreendedoras no Facebook para conversar e trocar dicas com outras mulheres empreendedoras e acompanhem nossas redes sociais para se manter atualizadas.”, finaliza.

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