Confira como foi a live de Ana Fontes com a economista Francine Mendes

Na última quinta-feira (19), dia que estava programado o 85º Café com Empreendedoras de SP, que foi cancelado seguindo orientações de contenção do Coronavírus, Ana Fontes, diretora da RME, e Francine Mendes, economista, fundadora do canal Mary Poupe e colunista da Revista Forbes, fizeram uma live com dicas para diversos perfis de empreendedoras.

 

 

As principais dúvidas foram sobre empréstimos, pagamentos de boletos, como sustentar um negócio em fase inicial, investimento em produtos de páscoa, entre outros.

 

 

Confira as principais dicas dadas pela especialista abaixo:

 

 

1. Tenha plena noção de todas as despesas de sua empresa.

 

 

2. Separe em duas planilhas tudo que for pessoal e tudo que for da empresa. É imprescindível essa dica! Não pode deixar misturado.

 

 

3. Se você não se organizou e não tem reserva de emergência para empresa nem para você, pague só o essencial! Priorize neste momento o emprego de seus funcionários! É o mais importante.

 

 

4. Dívida a gente pode administrar. O governo está baixando as taxas de juros para dar liquidez, baratear o crédito. Ligue para seus fornecedores e faça um plano de postergação.

 

 

5. Se não conseguir pagar o imposto simples nacional deste mês não se desespere – assim que passar você negocia. Pode pagar depois em até 60 vezes. Claro que com juros (mas pense que pode haver refis, bem provável que sim). Os próximos 3 meses você não vai precisar pagar.

 

 

6. Que tal antecipar receita futura caso você seja autônoma? Que tal fazer pacotes promocionais para que as pessoas consumam seus produtos no futuro mas que paguem agora com desconto? Capacidade de improviso. Nessa hora que veremos o quão resiliente você é! Mantenha calma. Sempre há uma saída.

 

 

Acompanhe nosso Sympla e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para saber as próximas lives.

s;