Projeto Mulheres na História leva para salas de aula o conhecimento de mulheres que fizeram história

O Projeto Mulheres na História surgiu como um projeto de extensão universitária do curso de psicologia, ele é formado por grupo de cinco meninas (todas estudantes de psico) e a professora orientadora. Nosso principal objetivo é levar para os alunos do ensino médio o conhecimento de mulheres que fizeram história, mas por diversos motivos (que não são nada justos) foram esquecidas e apagadas, ficando de fora da maioria dos materiais didáticos e por consequência das aulas de história.

 

Além de apresentar e reforçar o papel da mulher na formação da nossa sociedade, nas aulas procuramos relacionar as mulheres a temas atuais, como por exemplo, falamos de Anita Garibaldi e mulheres que hoje trabalham em profissões consideradas “masculinas”, ou ainda sobre Dandara e o feminismo negro e sobre Sonia Guajajara e as mulheres indígenas.   

 

Durante 2019 demos aula para alunos do ensino médio de uma ETEC na zona norte, em parceria com os professores de história e língua portuguesa, realizamos algumas saídas culturais, como por exemplo, a visita à exposição do MASP: Histórias das Mulheres Histórias Feministas. E como produto final os alunos elaboraram um livro sobre as principais mulheres para eles, que será finalizado no começo de 2020. 

 

Por fim, ao longo do trabalho percebemos a importância desse projeto e resolvemos criar uma conta no  Instagram (@projetomulheresnahistoria) e gravar um documentário como forma de divulgar essa ação e para que sirva de inspiração para outras escolas, professores e assim mais mulheres sejam ensinadas. Por isso estamos arrecadando dinheiro através da rifa, para conseguir pagar esse documentário.

s;