/>

Empreendendo Mundo Afora! A Dona do Pedaço e suas flores de açúcar que encantam brasileiros nos EUA

*Por Debora Pedroni Katunaric

 

Esse artigo foi, literalmente, uma delícia de se fazer! Quem não gosta de bolos, e ainda por cima, decorados com flores de açúcar? Através das redes sociais, comheci o trabalho maravilhoso de uma brasileira de Minas Gerais, da cidade de Ipatinga, que vive há 14 anos nos EUA, e que empreende com muito amor e dedicação e ajuda centenas de expatriados, assim como ela, a realizar seus mais doces sonhos.

 

            Marclaine Silva Neves, a “ Dona do Pedaço de Danbury, estado de Connecticut, teve sua vida totalmente transformada há 14 anos, quando foi sorteada na Loteria do Green Card. Quando ela me contou essa história, eu fiquei surpresa porque sempre havia ouvido falar da Loteria, mas nunca soube de ninguém que houvesse sido selecionado de verdade. Em 2006, ela se casou no Brasil e veio com o marido pros EUA, onde hoje tem 3 filhos: uma menina de 11 anos e dois gêmeos de 6 anos.

 

            Mas Marclaine não começou logo como empreendedora no ramo de confeitarias. Primeiro, ela trabalhou com faxinas em casa (house cleaning), em seguida foi atendente da rede de cafeterias Dunkin Donuts e, em 2011, foi promovida a gerente de uma das filiais da rede, mas precisou largar tudo e cuidar dos filhos porque financeiramente não compensava. E assim foi surgindo a ideia e a necessidade de começar a empreender para ajudar o marido com a renda familiar.

 

            E foi aí que surgiu a oportunidade de empreender! “ Eu já fazia os bolos de aniversário da minha filha desde 2010, quando havia feito um curso básico de decoração de bolos. No aniversário de 1 ano dos gêmeos, fiz o bolo e toda a parte das lembrancinhas em biscuit através de vídeos do Youtube, onde pude aprender como era feito. Depois do aniversário dos meus filhos, os próprios convidados da festa me incentivaram e começaram a indicar o meu trabalho. Porém, não me sentia totalmente confiante e segura e comecei a fazer cursos online de decoração de bolos. Depois da festa dos meninos, em 2014, comecei a trabalhar com bolos e nunca mais parei. A ideia das flores de açúcar surgiu quando comecei a fazer os cursos online. Na região onde moro já havia um mercado grande de empreendedoras nesse ramo, extremamente competentes, e eu percebi que precisava mostrar um diferencial se eu quisesse me destavar entre elas”.

 

“Daí passei a observar a confeitaria aqui da minha região, e a comunidade brasileira aqui é bem grande. Meus clientes são quase todos brasileiros (cerca de 95%). E eu raramente via bolos com flores de açúcar. Geralmente usavam flores naturais para decorar os bolos. Foi então que resolvi fazer o curso de flores de açúcar. São feitas com uma pasta de açúcar e é um trabalho manual que exige bastante prática para se chegar a um bom resultado. No início, quando comentei com algumas pessoas do meu ramo de trabalho e pessoas próximas, muitos não acreditavam na realidade que os clientes pagariam. Ouvi muitas opiniões desagradáveis, mas não desisti.”

 

“Em 2018 fiz o meu Segundo curso com um chef  e cake designer muito famoso aqui nos EUA, em Nova York, chamado Ron Ben Israel. Esses cursos foram extremamente importantes para meu trabalho, pois com essas flores conquistei novos clientes. As flores trazem elegància, delicadeza e leveza para os bolos.”

s;