/>

“Síndrome do tudo eu” está atrapalhando o seu negócio?

*Por Sabrina Nunes

 

O que é Síndrome do Tudo Eu?

 

É comum que você, dona do seu negócio, acredite que você é a melhor pessoa para cuidar de todos os processos da sua empresa. Mas, chega um momento (ele até pode demorar, mas, acredite em mim, ele sempre chega) no qual não é mais sustentável continuar dessa forma.

 

Vamos imaginar o seguinte cenário: você está em um avião e pede um cafezinho, só que, ao invés da aeromoça servir, quem serve é o piloto. Estranho, né?! Mesma coisa com o seu negócio: você não pode fazer tudo!

 

Você deve guiar sua empresa, traçar metas, enxergar novos caminhos e criar estratégias para o seu negócio crescer. O empreendedor já tem muitas coisas para se preocupar, por isso, saber dividir seu tempo, definir as prioridades e delegar tarefas são fatores primordiais para o sucesso do seu negócio.

 

Lembre-se: existem pessoas melhores que você em diversas áreas, e tudo bem! Foque naquilo que você faz de melhor e delegue aquilo que você não sabe. Só assim para a sua empresa se desenvolver cada vez mais.

 

Descomplique

 

Se você ainda não está pronta para delegar tarefas, aqui vai uma dica para facilitar a sua rotina: pegue um papel e escreva 5 metas importantes para a semana. Defina uma grande meta para cada dia. Foque nessas tarefas e não passe para a próxima até que a anterior esteja completamente finalizada.

 

Prefira executar essas tarefas pelas manhã, para aproveitar que a cabeça ainda está fresca. Para cada dia da semana, escolha também 3 tarefas menores para que elas sejam feitas após o término da grande meta diária.

 

Importante: não se esqueça de se presentear a cada meta conquistada. Pode ser coisas simples, como um doce após o almoço, um jantar num restaurante bacana ou chegar mais tarde no dia seguinte. Esses bônus vão te incentivar, afinal todo mundo precisa de estímulos, e vão manter a produtividade fazendo com que você queira conquistar cada vez mais.P

 

*Formada em Serviço Social com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral, possui anos de experiência no mercado de consumo B2C e B2B. Founder da marca Francisca Joias Contemporâneas, um dos maiores e-commerces de semijoias do Brasil.

s;